top of page

O ÍCONE DA VIRGEM DE PANDANASSA


Segundo os cientistas, o ícone milagroso de nossa Senhora Pandanassa, cujo nome significa: a Santíssima Rainha de tudo, do século XVII, encontra-se no mosteiro do Vatopaidi na Grécia desde 1987. O ícone apresenta a Virgem Maria entronizada, segurando seu filho com sua mão esquerda, e mostrando-o com sua direita.

O primeiro milagre registrado que o ícone realizou, foi com um rapaz de Chipre, que lidava com magia negra, quando ele entrou na igreja, desejando prostrar-se o ícone. Naquele momento, a face da Virgem brilhou fortemente, e uma força empurrou o rapaz para o chão. Levantado o rapaz, ficou tão chocado, que em seguida, arrependeu-se e mudou sua vida.

Este ícone é especialmente famoso por realizar muitos milagres, curando pessoas com câncer. Há muitos registros recentes de pessoas que foram curadas de câncer, depois de participar do ofício das súplicas a Pandanassa. Por isso é que foi chamada também de “Curadora do câncer”. Diariamente, à noite depois da última oração do dia, canta-se o ofício das súplicas pela saúde e cura dos doentes de câncer. Há também muitos milagres ocorridos na Rússia, onde duas cópias idênticas do ícone Pantanassa foram enviados a pedido do Patriarca de Moscou. Uma está na Igreja de Todos os Santos em Krasnoe Selo de Moscou, e a outra foi enviada ao mosteiro da transfiguração de Cristo em Novospassky.

Sua celebração anual é comemorada ao 15 de outubro.



bottom of page