MOSTEIROS ARQUIDIOCESANOS

Mosteiro de São JorgeDayr al-Harf

Situado numa colina cerca de 1050 metros de altitude, e 33 quilômetros de Beirute.Está ligado à diocese do Monte Líbano . O mosteiro foi construído no século V, sobre as ruínas de um templo romano antigo. Foi destruído pelo sultão mameluco Baybars no século XIII. Tempos mais tarde um pastor piedoso chamado Wehbeh ibn Muhsin al-Lakhmi ao dormir sob uma árvore nas ruínas do mosteiro teve a visão de São Jorge que ordenou que ele ficasse naquele lugar e revivesse a vida monástica.

1/12

Convento de São João Batista e Mosteiro de São Siluano, O Atonita - Douma

O Mosteiro de São João Douma localiza-se no distrito de Batroun, região norte do Líbano . O de São João Batista é formado por religiosas . É o velho mosteiro tradicional. O outro, de São Siluano é formado por monges e localiza-se próximo ao Convento de São João .  O mosteiroencontra-se em um promontório montanhoso com vista para o vale de Nahr al-Jawz , comparável ao Vale Sagrado de Qadisha por causa dosmuitos mosteiros e igrejas antigas existentes ao longo de seu curso.

1/18

Convento de Nossa Senhora da Luz, Hamat

Situado no planalto de Hamat, ao norte de Beirute, entre as cidades litorâneas de Batroun e Shekka, o convento está ligado à Arquidiocese do Monte Líbano .

A Tradição local conta que dois marinheiros estavam em perigo em meio a uma tempestade no mar quando a Virgem Maria apareceu para eles como uma luz brilhante e disse: “Não tenham medo, Eu estou com vocês”, e assim guio-os com segurança para a costa . Como agradecimento esculpiram uma caverna no penhasco e  dedicaram à Virgem Maria, chamando o santuário de Nossa Senhora da Luz  ( Sayyidat al-Nuriyyeh ) 

1/11

Mosteiro de Nossa Senhora de Hamatoura

Está localizado na vila de Kousba, no distrito de al-Kura , norte do Líbano . Na língua siríaca, Hamatoura significa “protetora da montanha”, pois existe uma tradição popular de que a Virgem Maria protege todos os habitantes do Vale de Qadisha ( Sagrado ), e o próprio mosteiro é dedicado à Virgem . O Mosteiro celebra  duas grandes festas, a Dormição da Mãe de Deus em 15 de agosto, e a Entrada da Mãe de Deus no Templo em 21 de novembro; nestas ocasiões o mosteiro recebe muitos peregrinos ortodoxos de todo o Líbano e também do exterior .

1/14

MOSTEIRO DE NOSSA SENHORA ( INTERCESSORA FERVOROSA ) - BDEBBA

O Mosteiro de Nossa Senhora Bdebba em al-Kura, Líbano, está localizado em Amyoun e Trípoli . É o mais moderno mosteiro da Igreja Antioquina e um dos mais recentes do mundo ortodoxo . É dedicado a Festa da Dormição da Mãe de Deus .

Abriga hoje  dois monges e superior Padre Kassianos, seu fundador. Eles residem dentro dos limites do mosteiro, rodeados pela comunidade da aldeia. Têm o dever pastoral para a aldeia, e o superior Pe. Kassianos é o pároco. No entanto, os monges vivem separadamente da vila, seguindo regras rígidas de reclus