PALAVRA DO ARCEBISPO

Dom Damaskinos.jpg

         No passado nos foi feita uma consulta pelo nosso irmão, Sua Excelência Reverendíssima Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal Arcebispo de São Paulo, juntamente com dúvidas apresentadas e perguntas formuladas por nossos fiéis e por amigos no Brasil, quanto à organização das Igrejas Ortodoxas no mundo, sua administração, sedes e autoridades, Bispos, Sacerdotes e Paróquias canônicos, etc.

 

Isto nos levou, como parte de nossas atividades pastorais, a preparar uma primeira e segunda edição de um livreto a que demos o nome de “Ortodoxia”, de fácil leitura e consulta, com o resumo das informações básicas nesta área, como leitura inicial para aqueles que desejam obter maiores conhecimentos a respeito.

 

         Aproveitando esse material, aqui apresentaremos, nos tópicos seguintes desta seção de nosso site, um resumo histórico e uma relação das Igrejas Ortodoxas, Patriarcados, Igrejas Autocéfalas e Autônomas, com fotos de suas autoridades máximas.

        Relacionaremos também as “Antigas Igrejas Orientais”, Chamadas de Igrejas Pré-Calcedonianas, com o intuito de distinguir as Igrejas Cristãs do Oriente segundo sua origem histórica e definições doutrinárias. 

       Outrossim, foram anotados endereços para contato com as Igrejas Ortodoxas. Cremos que estas informações serão de grande valia para os que desejam conhecer nossa fé e organização.

Dom Damaskinos Mansour

Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese

de São Paulo e todo o Brasil