SUA BEATITUDE JOÃO X, PATRIARCA DE ANTIOQUIA E DE TODO O ORIENTE

3-patriarch-john-of-antioch.jpg

Sua Beatitude o Patriarca João X (Yazigi) nasceu em 1955, na cidade de Latakia, Síria. Viveu e estudou nas escolas da cidade e se graduou na Universidade de Teshreen com uma Licenciatura em Engenharia Civil.

 

Em 1978 graduou-se no Instituto de Teologia São João Damasceno da Universidade de Balamand. Em 1983 receber Alta Honra em seu Doutorado em Liturgia, na Universidade de Tesalonica, Grécia.

 

O título de sua tese em grego foi "O Ofício do Santo Batismo, um estudo histórico, teológico e litúrgico". Em 1981, a par de seus tudos de doutorado, Sua Beatitude obteve com êxito um diploma em Música Bizantina, emitido pelo Conservatório Superior de Música Bizantina de Tesalonica, Grécia.

Sua Eminência, o Metropolita João Mansour de Latakia, o ordenou Diácono em 1979 e Presbítero em 1983, servindo a Diocese de  Latakia. Desde 1981, foi professor dos cursos de Liturgia do Instituto de Balamand. Durante os períodos de 1988-1991 e 2001-2005, foi o Decano desse Instituto. 

 

Ainda, foi nomeado Abade do Monastério Patriarcal de São Jorge em Al Humeira, Síria, no período 1993-2005, onde Sua Beatitude fundou uma comunidade monástica e uma escola de estudos eclesiásticos. Também foi Abade do Monastério Patriarcal Nossa Senhora de Balamand, no Líbano, nos anos 2001 a 2005. Fundou o Convento Nossa Senhora de Blemmana em Tartus, na Síria.

Em 1995, o Santo Sínodo de Antioquia o elegeu como Bispo de Pirgo, uma área conhecida em árabe como "Wadi An-Nasara" ou "Al-Hosn", onde desempenhou sua função episcopal até 2008, momento em que foi eleito Arcebispo Metropolitano da Europa. Sua Beatitude participou de inúmeras atiividades em todo o mundo, de âmbito ecumênico, em numerosas conferencias internacionais, em particular na Grécia, Itália, Suíça, Chipre, Estados Unidos, Rússia e Reino Unido.