top of page

REUNIÃO DO CONSELHO DA ARQUIDIOCESE , EM 23/11/2022

Na Quarta-feira do dia  23/11/2022, os membros do Conselho de nossa Arquidiocese aceitaram o convite do Presidente Permanente do Conselho, Sua Eminencia Dom Damaskinos, para reunião realizada no salão do Arcebispado de nossa Catedral. Como apresentado no convite, a reunião seguiu a ordem do dia.

Como sempre, a reunião se iniciou com a oração do Pai Nosso. Sua Eminencia, Dom Damaskinos pediu um minuto de silencio em memória dos recém adormecidos conselheiros e comendadores do Trono Antioquino: Sr Riad Gattas Cury, Sr Luis Sucar e Sr Yousef EL Jamal.

Após o minuto de silencio, se seguiu a ordem do dia, com a discussão e aprovação da Ata da reunião anterior.

Foram lidas as correspondias oficiais recebidas e expedidas. Após a leitura das correspondências, foi lido o relatório das atividades pastorais do ano de 2022. A leitura foi feita pelo Pe Gregório, que listou as atividades pastorais, eclesiásticas e administrativas de nossa Catedral. Também foi feito um resumo dos relatórios pastorais e administrativos enviados pelas Paróquias de nossa Arquidiocese. Os relatórios completos foram entregues impressos, em pastas, para todos os conselheiros presentes.

O presidente laico do Conselho da cidade de São Paulo, Sr Antonio José Neaime, fez um discurso de abertura, listando a divisão do trabalho deste Conselho em comissões e suas respectivas atribuições, que foram discutidas no Conselho da cidade mensalmente durante este ano.

Deste modo, se seguiu a apresentação dos representantes de cada comissão e seu trabalho realizado no ano de 2022.

 

Relatórios:

 

Pe Pedro Henrique, que trata das questões de patrimônio e jurídicas de nossa Arquidiocese apresentou um relatório sobre da situação patrimonial de algumas de nossas Paróquias, em especial Bariri, Ituverava e Guaxupé e etc.

A Comissão Financeira (Tesouraria), que conta com os membros Jean Arosti Nahas e Nouri Turqui Haddad, teve seu relatório financeiro apresentado pelo Sr Nouri, que informou os presentes sobre a situação financeira de nossa Arquidiocese.

A Secretaria do Conselho, que conta com o membros Ricardo Elias Haddad e Rubens Carmo Elias Filho, teve seu relatório apresentado pelo sr Rubens Carmo Elias Filho, que tratou sobre todas as questões relacionadas a organização das atas das reuniões e as correspondências emitidas e expedidas.

A Comissão Juridica, que conta com os membros, os advogados Roberto Cabariti, Bassil Hanna Nejm, Paulo Succar, Rubens Carmo Elias Filho e William Adib Junior, teve seu relatório apresentado pelo Sr Willian Adbid Dib Junior. O extenso relatório tratou das questões jurídicas de nossa Arquidiocese neste último ano e a resolução de outras questões mais antigas, em especial ligadas ao patrimônio.

A Comissão Social, Cultura e Comunicação, que conta com os membros Victor Hajjar, Sério Edurado Saad, Wasfi Mussa Tannous Hanna, Bassam Elias, Marcelo Elia Cury, Antonio Henrique Zaher, Omar El Jamal e Salvador Jorge Dohir, teve seu relatório apresentado pelo Sr Victor Hajjar. Foram apresentados relatórios das atividades sociais de nossa Catedral, em especial o trabalho na organização e divulgação de nosso novo salão, que encontra-se finalizado e pronto para uso e o evento próximo do lançamento do livro de nosso Metropolita, Dom Damaskinos, que será realizado neste mesmo salão.

A Comissão de Patrimônio, que conta com os membros Farid Ibrahim Mitre, Hneine Elias Kardouss, Issa Tannus Malouli, Salvador Jorge Dohir, teve seu relatório apresentado pelo sr Salvador Dohir. O relatório apresentado listava a situação patrimonial de nossa Catedral, em especial a situação do patrimônio atingido pelo incêndio na região da 25 de março, no mês de junho desse ano.

A Comissão de Obras, que conta com os membros Valter Boulos, Abduch Bernaba Jorge, Alfredo Jorge Nastas, Bechara Aziz Ibrahim, Elias Samara Neto, Hanna Gharib e Ricardo Carmo Nicolau Coury, teve seu relatório apresentado pelo sr Bechara Aziz Ibrahim. O extenso relatório apresentava as reformas realizadas na Secretária do Arcebispado, a pintura e revitalização da faixada de nossa Catedral, a entrega no novo salão, “Espaço Antakya”, e o anuncio da conclusão do projeto da futura sede do Arcebispado. Além destas questões, foi apresentado relatório sobre o trabalho da comissão em face dos tristes estragos causados pelo incêndio que atingiu nossa Igreja da Anunciação da Mãe de Deus, na região da 25 de março.

Finalizando, a Comissão de Obras agradeceu ao nosso Arcebispo Dom Damaskinos, que é o Presidente Permanente do Conselho Administrativo Ortodoxo da Arquidiocese, e ao Dr Antonio José Neaime, Presidente Laico do Conselho Administrativo Ortodoxo da Cidade de São Paulo por todo o suporte e apoio recebidos na condução dos trabalhos deste ano.

Após a apresentação dos relatórios pelos representantes das respectivas comissões, foi eleito um novo vice-presidente para o Conselho da Arquidiocese. Por conta do falecimento do sr Riad Gattas Cury, vice presidente anterior, e conforme o artigo 13 de nosso estatuto, a eleição foi feita nesta reunião. O Arcebispo solicitou que os conselheiros presentes elegessem um novo membro para esse cargo. O conselheiro Elias Samara pediu a palavra e indicou o nome do sr Valter Boulos, listando suas qualidades e falando de se trabalho como presidente da Comissão de obras. O sr Valter Boulos, que é membro de nosso Conselho há 20 anos teve sua indicação aceita por todos e imediatamente foi chamado para tomar o seu lugar no Conselho, onde realizou um discurso de agradecimento ao nosso Arcebispo e demais membros do Conselho.

Finalizando, Sua Eminencia, nosso Arcebispo Dom Damaskinos, agradeceu todas as comissões e seus respectivos trabalhos, em especial a Comissão de Obras, onde foi citado especialmente o trabalho e a presença do diária do sr Hanna Gharib.

Todos os presentes foram convidados para a solene Divina Liturgia do dia 4 de dezembro, dia de São João Damasceno, que comemorará o onomástico de nosso Arcebispo e seus 30 anos dedicados ao trabalho pastoral em nossa Arquidiocese. Neste mesmo dia, após a Divina Liturgia, será feito o lançamento de um livro, “A Palavra do Pastor”, contendo discursos e homilias de nosso Arcebispo nos últimos 30 anos.

Finalmente, nosso Arcebispo franqueou a palavra a quem desejasse se manifestar. Os presentes que tomaram a palavra agradeceram o trabalho de Dom Damaskinos à frente de nossa Arquidiocese, destacando o seu cuidado e amor na condução dos temas pastorais e administrativos e o fato de todos os membros da Igreja serem parte de uma mesma família.

bottom of page