top of page

PAI NOSSO PARTE 7 “ ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU ”



Como percebemos nessa frase da oração , deve haver uma correspondência e harmonia entre a terra e o Céu no que diz respeito à realização da vontade de Deus, pois Ele é o eixo que une ambos, Aqui o Céu significa os seres que vivem permanente e constantemente na presença de Deus, vivendo por seu amor, o qual preenche suas vidas com alegria eterna, sem fim.

Assim, o Céu torna-se um padrão para nós que vivemos na terra, pois lá a vontade do Senhor está sendo realizada perfeitamente desde o princípio. No Céu estão os anjos que cantam e servem incessantemente a Deus, fazendo sempre sua vontade; a Virgem Maria, que obedeceu à vontade do Senhor, dizendo: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra (vontade)” (Lucas 1:38), e os Santos Arcebispos, Sacerdotes, mestres, profetas, justos, apóstolos, mártires, monges e monjas e todos os que são venerados pela Igreja; aqueles que realizaram fiel e sinceramente a vontade de Deus sobre a terra, e agora, após sua morte, continuam cumprindo-a no Céu, Eles são a chamada Igreja Triunfante, que está esperando que nos juntemos a ela.

Para completar-se o Reino de Deus, nós que estamos vivendo na terra devemos cumprir sincera e fielmente a vontade de Deus, imitando os nossos santos antepassados na fé, que passaram pelo mesmo caminho, pavimentando-o para nós que somos a Igreja visível, Como cristãos nosso dever é cumprir a vontade de Deus sobre a terra em vários níveis: individual, coletivo, familiar, econômico, social e até mesmo politicamente. Eu amei a Deus? Fiz esforço para conhecê-lo? Respeitei a vida dos outros? Pratiquei a esmola? Ajudei moralmente? Fui invejoso, ganancioso, ciumento, rancoroso? Jesus foi o Senhor de minha família? Ofereci educação conveniente aos meus filhos? Os fiz filhos de Deus? Lutei contra a injustiça social, a pobreza, o crime, o vício, a ignorância?

“Ó nosso Pai do Céu, faz de nós instrumentos verdadeiros de tua vontade na terra, para que sejamos dignos de vivê-la junto com os santos no Céu.”

Amém.


bottom of page