top of page

A BÊNÇÃO

A bênção


A bênção que o sacerdote brinda ao fiel dizendo: “Deus te abençoe meu filho”, não é uma saudação para que respondamos de mesmo jeito. Nem é um apelo agradável para atendermos com um voto de graça. Não é simplesmente troca de votos, é muito, muito mais.

Jesus Cristo sempre abençoava seus discípulos, e essa bênção era o que havia de mais profundo entre eles. Quando Ele ascendeu aos céus, os discípulos estavam repletos de alegria, pois, ao ascender, Ele os abençoe. Antes da multiplicação dos pães, Jesus elevou os olhos para os céus, agradeceu, abençoou e posteriormente partiu-os. Após sua ressureição, Jesus caminhou com os dois discípulos do Emaús, sem conseguirem perceber sua ressurreição ou até mesmo conhecê-lo, algo que aconteceu ao abençoar e partir o pão. Lucas 24:30.

Essa bênção forma a mais alta particularidade entre Jesus e seus discípulos, e de mesma forma entre nós e Ele.

A bênção há dois sentidos, o primeiro é descendente e o outro ascendente. Ela é o dom divino que desce sobre a ação humana elevada para o alto. A bênção é a dádiva da satisfação celeste para com a virtude do ato humano. É o preço do amor de Deus pela fadiga humana devotada a Deus.

Quem é que abençoa?

É Deus, e o sacerdote abençoe como portador dessa bênção. Sendo assim, as bênçãos não são constituídas meras palavras saídas da boca do padre, são expressões acompanhadas pela graça divina que penetra eficazmente dentro de alma humana.

Nós recebemos também a bênção através dos segredos divinos, como por exemplo a divina liturgia, a qual está repleta de ações da bênção como: “A paz esteja com todos vos, A benção e a misericórdia do Senhor desçam sobre vós, Senhor, tu que abençoas os que te bendizem ...”. Os segredos identificam-se como “fontes das benções”.

Quando o sacerdote visita os nossos lares, ele traz consigo a bênção que transmite efetivamente a graça de Deus. Nós não cumprimentamos o sacerdote como um amigo, mas beijamos sua destra pedindo a bênção e a satisfação divina. Osculamos os ícones e todos os materiais sagrados que nos abençoam, inclusive a mão que lhe concedeu a Igreja o poder de nos abençoar.

Amém.


bottom of page