
GUIA PARA OS ACÓLITOS

(Quarta parte)
C- ORIENTAÇÕES – DURANTE A DIVINA LITURGIA
1- Precedentes à Divina Liturgia.
Paramentos dos Acólitos recebem a benção do celebrante. É feita a divisão dos pães que serão servidos na comunhão.
2- Bendito seja o Reino do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Litania da Paz.
Permanecer atento às necessidades do celebrante. Rezar.
3- Ainda e ainda em paz, roguemos ao Senhor.
Primeira Pequena Litania.
Prosseguir com atenção. Rezar mais.
4- Ainda e ainda em paz, roguemos ao Senhor.
Segunda Pequena Litania.
Acender as velas e preparar-se para a Pequena Entrada.
5- Isodicon – A Pequena Entrada
O Sacerdote eleva o Evangelho, sai pela Porta Boreal e vai colocar-se frente à Porta Real do Iconostácio. Os acólitos devem dividir-se em duas linhas, cada uma a um lado da Porta Real.
6- Trisagion – Santo Deus, Santo Poderoso, Santo Imortal...
Colocar incenso no turíbulo e trazê-lo ao celebrante; ele vai incensar o Santuário. Estar pronto para recolher o turíbulo com o celebrante, logo após.
7- Diácono: Dinamis! Leitura da Epístola.
Dois candelabros com velas acesas devem ser levadas para o sólio, durante a leitura da Epístola. Posicionar a tribuna para a leitura do Evangelho.
8- Levantemo-nos para ouvir, com sabedoria, o Santo Evangelho! Leitura do Evangelho.
Os dois candelabros com as velas acesas são levados aos lados dos degraus da Porta Real; ao final da leitura, retornam ao Santuário.
Se o Bispo lê: Coloca-se a estante para apoiar o Santo Evangelho, em frente à Porta Real. Para colocá-la, utilizar a porta boreal, pois somente os Sacerdotes podem cruzar a Porta Real. Preparar-se para retirar a estante ao final da leitura.
9- Sermão
Neste momento, o Sacerdote fará a homilía sobre o Evangelho lido. Permanecer sentado e escutar a palavra. Imediatamente ao final da homilía, preparar carvão para o turíbulo.
10- Hino Querúbico
Colocar incenso no turíbulo e trazê-lo ao celebrante, que incensará a Igreja. Um dos acólitos deve aguardar para receber o turíbulo do celebrante e os demais devem preparar-se para a Grande Entrada.
11- Grande Entrada
Todos os acólitos participam dela. O que estiver portando o turíbulo, deve apresentá-lo ao celebrante, diante da Porta Real. A ordem da procissão deve ser a seguinte: Velas, Ripidions, Cruz, Turíbulo, Sacerdotes. Ela segue pelo corredor esquerdo da Igreja até o seu centro e retorna pelo corredor central rumo à Porta Real. Ao final, a Cruz deve estar posicionada à direita.
12- Litania das Súplicas
Um dos acólitos providencia a jarra com água quente. Os demais permanecem no Santuário rezando e atentos à qualquer necessidade do Celebrante.
13- Profissão de Fé (Credo)
Todos os acólitos rezam o Credo em conjunto com os fiéis, permanecendo atentos às necessidades do celebrante.
14- Anáfora
Certificar-se que o turíbulo está pronto, adicionando mais carvão, se necessário.
15- Epíclese
O próprio Deus, pelo Espírito Santo, está invisivelmente presente no Santuário. Momento para ajoelhar-se e rezar profundamente. O Sacerdote também irá ajoelhar-se; quando ele se levantar, apresentar o turíbulo ao mesmo. Estar atento para receber o turíbulo do celebrante. Demais acólitos aproximarem-se com as bandejas contendo os pães já cortados.
16- Litania dos Santos Dons
Permanecer em oração.
17- Oração Dominical (Pai-Nosso)
Rezar. Ao final, colocar água fervente na jarra (Zeon).
18- Elevação (Os Santos dons para o Santos)
Trazer a jarra ao celebrante, pelo lado direito do mesmo. Rezar pelo seu sacerdócio e aguardar o momento de levar as bandejas com o pão para a nave da Igreja, na Comunhão. Assegurar-se de que o turíbulo está preparado e com carvão suficiente.
19- Comunhão dos Fiéis
Trazer o pão para a nave da Igreja e preparar-se para segurar o véu vermelho (kalmia) à frente de cada fiel que apresentar-se para a comunhão. Se possível, receber a comunhão em primeiro lugar.
É muito importante que o acólito que estiver fazendo isto enxugue o rosto das eventuais gotas de vinho e que nenhuma parte da comunhão caia ao chão. Isto nunca pode acontecer, pois é o Corpo e o Sangue de Cristo!
20- Ao final da Comunhão
Retornar ao Santuário e adicionar incenso ao turíbulo, apresentando-o ao celebrante.
21- Ação de Graças Após a Comunhão
Rezar e agradecer a Deus.
22- Oração diante do Ícone de Jesus Cristo
Rezar.
23- Benção Final
Estar preparado para trazer a bandeja com o pão, à medida em que os fiéis se aproximarem para beijar a Cruz.
Voltar, Baixar o texto em formato PDF