top of page

O que é a vocação e qual é seu sentido?

O que é a vocação e qual é seu sentido?

Alguns pensam que a vocação seja um dom especial, Deus o manda para algumas pessoas específicas “as escolhidas por Deus”, e é tão elevada que a maioria das pessoas acredita que é impossível ter uma vocação.


A vocação é o chamado de Deus dirigido para todos nós sem nenhuma exceção, para que todos desempenhem um papel diferente na Igreja, a cada um segundo seu dom, como chamado de Deus. A Bíblia é cheia de exemplos de alguns homens que atenderam à vocação de Deus fielmente como, Isaías, Jeremias, João Batista, o apóstolo Paulo e hoje lemos que os primeiros discípulos, ouvindo as palavras de Senhor: “Vinde comigo”, deixaram as redes, seu pai, o barco e seguiram Jesus para pregarem o seu Evangelho.

A vocação não limita-se ao sacerdócio, porém todos são convidados a serem santos e edificarem o corpo de Cristo através de vários caminhos e profissões. O apóstolo Paulo disse “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. A uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 1 Coríntios 12:28. Toda pessoa coloca na Igreja um tijolo segundo seu dom conforme as necessidades da Igreja, e de acordo com as carências de seu povo. A Igreja precisa de médicos, de engenheiros, de trabalhadores, de sacerdotes, para formar unanimemente o corpo harmonioso de Cristo.

O chamado “vinde comigo” é dirigido a todos nós, e a escolha de rejeitá-lo ou aceita-lo é nossa, é necessário uma alma corajosa e livre para escolher a rede adequada para pescar homens para a Igreja.

bottom of page