A IGREJA: A VERDADEIRA VIDEIRA
(Primeira Parte)
A Igreja, dentro da tradição eclesiástica, é simbolizada em três principais imagens, as quais explicam a maneira de sua existência e de seu ministério sagrado:
O corpo de Cristo.
A barca.
A videira e os ramos.
1) A Igreja é o Corpo de Cristo. Esta imagem emana da experiência do Apóstolo Paulo e tem dois conceitos fundamentais:
O primeiro conceito reflete a unidade dos membros da Igreja num só corpo, onde cada um está intimamente ligado ao outro e participa dos sentimentos de seu irmão, se entristece por sua dor e regozija-se por sua alegria.

Quando o apóstolo Paulo ia para a Damasco perseguir os cristãos, ouviu a voz de Cristo dizendo: “Saulo, Saulo por que me persegues?”. Jesus não perguntou “por que persegue os cristãos?”, mas “por que me persegues?” unindo a si mesmo os cristãos. A partir disso, o apóstolo Paulo entendeu exatamente que Cristo e os cristãos são um corpo (os membros), e percebeu que a cabeça é Jesus e os discípulos são o corpo. Quando se atacasse o corpo, atingiria-se, também, a cabeça.
O segundo conceito esclarece a divisão dos talentos e a diversidade de seus ministérIos. Em um corpo existem muitos membros com várias funções, e eles funcionam de maneira que cada um precisa da presença do outro para que organizem harmoniosamente a vida do corpo inteiro. E nenhum membro é sem importância. Esta imagem da Igreja como corpo de Jesus destaca a diversidade na unidade.
(continua na próxima semana)