top of page

DOMINGO DO FARISEU E PUBLICANO (INÍCIO DO TRIODION)– FESTA DE SANTO ELIAN, PADROEIRO DO CLUB HOMS - ENTREGA DO EPIGONATION E DE UMA CRUZ PEITORAL AO PE PAÍSIOS (DIAZ) , EM 05 DE FEVEREIRO DE 2023

      Ontem, dia 5 de fevereiro, Nossa Catedral comemorou o domingo do Fariseu e do Publicano (início do Triodion) e a festa antecipada de Santo Elian El Homsi.

       Em uma solene Divina Liturgia, presidida pelo nosso Metropolita Dom Damaskinos, nossa Catedral recebeu a presença de representantes do Club Homs, membros do Conselho de nossa Arquidiocese e autoridades diplomáticas e consulares.

    Em seu sermão, Dom Damaskinos tratou do Evangelho do dia, que conta a Parábola do Fariseu e do Publicano. Sobretudo, nosso Metropolita reforçou a importância de nossa conduta correta diante de nossa fé, para que tenhamos uma maior união com Deus através da oração. O fariseu justifica a si mesmo, enquanto o publicano, ciente de seus pecados, suplica pela misericórdia divina. Essa é a humildade que cura, e que deve ser buscada por todo fiel Ortodoxo em cada instante de sua vida. “Fujamos da soberba do fariseu e aprendamos a humildade do publicano”, afirmou nosso Metropolita, citando um trecho de um de nossos cantos litúrgicos dedicados a essa ocasião.

     Somando-se a estes dois importantes eventos, nosso Metropolita, Dom Damaskinos, entregou o Epigonation ao Pe Paisios, abençoando-o para tornar-se confessor e pai espiritual.

    Ao final da Solene Divina Liturgia, Nosso Metropolita presenteou o presidente do Club Homs, Sr Fuad Antacli e sua esposa, com um belo ícone de Santo Elian El Homsi, padroeiro do Club Homs. Dom Damaskinos aproveitou a oportunidade e entregou a Cruz peitoral para o nosso Pe Paísios, que havia recebido o Epigonation no início da Divina Liturgia.

  Ao termino da Liturgia, nosso Metropolita, acompanhado dos convidados e demais autoridades, recebeu os cumprimentos de todos os fiéis no salão de nossa Catedral, onde um coquetel foi oferecido a todos os presentes. Essa confraternização foi acompanhada pelo coral de nossa Catedral, que cantou belos hinos litúrgicos dedicados às festas eclesiásticas do dia.

bottom of page