top of page

VISITA PASTORAL À PARÓQUIA

SÃO JORGE DE BRASÍLIA

 

  Sábado 08/06/2019 pela manhã, sua eminência nosso metropolita Dom Damaskinos, seguiu à Brasília, acompanhado pelo Arquimandrita Dimitrios para uma visita pastoral de três dias à paróquia São Jorge.

  Recebido no aeroporto pelo pároco padre Alexandre e alguns conselheiros. O almoço foi oferecido pelo conselheiro Nazih Jarjour em sua residência para o arcebispo, o clero e membros do conselho da paróquia.

 

  Em seguida o arcebispo e comitiva fez uma visita ao embaixador da Palestina senhor Ibarhim Zaban onde conheceu a nova embaixada e dependências.

No dia seguinte, Sua Eminência presidiu a santa liturgia dominical com a participação não somente fiéis antioquina, mas também de membros de várias outras nações ortodoxas como georgianos, gregos, russos, ucranianos e etíopes, onde cada uma dessas etnias rezou a oração do Pai  nosso em seu idioma natal. Após o término da mesma foi oferecido um coquetel no salão paroquial.

  Em seguida o arcebispo, clero, conselheiros e alguns paroquianos foram convidados pelo conselheiro Mondzer Jarjour para um almoço.

  A noite o arcebispo, acompanhado pelos padres Dimitrios e Alexandre e pelo conselheiro Nazih Jarjour  fizeram uma visita de cortesia ao embaixador da Síria senhor Muhamad Khafif.

  Na segunda-feira, dia 10, o conselho de Brasília apresentou para o metropolita Damaskinos, os futuros membros que irão, a partir de setembro próximo, integrar-se na nova composição do conselho da paróquia.

  Esse grupo de jovens  futuros conselheiros chegam, não só como uma renovação do quadro de membros, mas também como uma promessa de continuidade para os trabalhos na paróquia São Jorge.

  O arcebispo se mostrou alegre com o entusiasmo apresentado pelos jovens futuros conselheiros, e os exortou a dar continuidade ao esforço e dedicação de seus pais e fundadores da igreja na capital da república.

  Em seguida sua eminência e comitiva seguiu para o consulado do Líbano para uma visita ao embaixador Joseph Sayah e após o almoço e uma visita aos paroquianos Mário e Jorge Habka, acompanhado pelos padres Dimitrios, Rafael e Alexandre.

Após o almoço, o metropolita e comitiva foram para uma visita ao embaixador da Geórgia. Em um encontro muito agradável, o embaixador falou ao arcebispo Damaskinos sobre seus planos de divulgação da fé ortodoxa e de uma maior cooperação entre os diversos embaixadores ortodoxos na intenção de fortalecer os laços e a integração com as igrejas ortodoxas no Brasil.

  No final da tarde o metropolita embarcou para São Paulo concluindo sua frutuosa visita pastoral

 

Para ler a palavra do Arcebispo Dom Damaskinos 

bottom of page