top of page

VISITA PASTORAL E ASSEMBLEIA GERAL DOS FIÉIS NA PARÓQUIA SÃO JORGE DE CURITIBA , EM 21 E 22 /07/2018

   Sua Eminência, Dom Damaskinos, nosso Metropolita, acompanhado pelo Reverendo Arquimandrita Dimitrios e os Conselheiros Dr. Antonio Neaime, presidente laico do Conselho Administrativo da Cidade de São Paulo, e Dr. Roberto Cabariti, presidente da Comissão Jurídica do mesmo Conselho, viajaram a Curitiba para a Assembleia Geral dos fiéis e orientação da eleição do novo Conselho da Paróquia São Jorge naquela cidade, de acordo com os novos Estatutos.

     Na chegada ao aeroporto o Arcebispo e comitiva foram recepcionados pelo pároco, Padre Samaan Nasri, e pelo presidente e vários outros membros do Conselho Paroquial da Igreja São Jorge e pelo Cônsul Honorário da República Árabe Síria, Dr. Jorge Abdullah.

       Após uma passagem pela igreja, onde aguardavam outros conselheiros para um breve encontro, o Arcebispo, comitiva e conselheiros foram convidados pelo novo Cônsul honorário da Síria para um almoço de confraternização e boas-vindas.

    À noite do mesmo sábado, Sua Eminência e comitiva tiveram dois encontros e reuniões, primeiramente com o grupo de senhoras atuantes da paróquia e em seguida com os jovens e com os membros do Conselho Paroquial, quando foram esclarecidos, pelo Senhor Arcebispo, todo o processo eleitoral e todas as dúvidas sobre os Estatutos da Arquidiocese e das paróquias.

    Após as reuniões, a paróquia ofereceu um jantar de confraternização no Salão paroquial a todos os participantes.

.

   Durante a celebração, em seu sermão o Senhor Arcebispo discorreu sobre o Evangelho do domingo, que falava do episódio da multiplicação dos cinco pães e dois peixes, no qual Jesus alimentou milhares de pessoas que foram ao deserto para ouvi-lo. Ainda durante sua homilia o Arcebispo fez um histórico sobre os estatutos que a Arquidiocese compôs em adequação às leis brasileiras e aos Estatutos do Patriarcado Antioquino, adaptando, assim também, os estatutos das paróquias sob sua jurisdição,  e em seguida explicou a todos o processo eleitoral e a composição do Conselho da Arquidiocese e dos Conselhos paroquiais.

     No domingo, dia 22, a Santa Missa foi presidida pelo Metropolita Dom Damaskinos e concelebrada pelos padres Dimitrios e Samaan, pároco daquela igreja, na presença dos conselheiros e comendadores da Paróquia São Jorge e um expressivo número de fiéis que atenderam ao apelo para a Assembleia e Eleição do novo Conselho Paroquial.

   Deu início ao processo eleitoral, convidando todos a passarem ao Salão Paroquial para a composição da Mesa e eleição do novo Conselho Paroquial.

  Já no salão Sua Eminência procedeu à abertura da Assembleia com oração, concedendo a palavra ao presidente nomeado para dirigi-la, Sr. Gabriel Kahale, o qual agradeceu ao Arcebispo a confiança da nomeação e a todos os que se fizeram presentes para participarem da eleição. Em seguida esclareceu que havia apenas uma chapa na eleição, com dez nomes, pelo que sugeria, caso os presentes concordassem, que a eleição fosse feita por aclamação. Tal parecer agradou a todos que, por unanimidade, apoiaram a sugestão e elegeram, então, a chapa proposta. Em seguida o presidente da Assembleia parabenizou e desejou êxito aos dez conselheiros eleitos.

    Ainda na ocasião O Arcebispo instituiu o Conselho Consultivo daquela paróquia, composto por todos os ex-presidentes do Conselho Administrativo e pelos Comendadores da paróquia São Jorge.

   Após a eleição, Sua Eminência nomeou o restante 1/3 do Conselho, como determinam os Estatutos, o qual, somado aos 2/3 eleitos, perfizeram um total de quinze Conselheiros, com os quais o Arcebispo se reuniu em particular para designação dos cargos que compõem o Conselho Paroquial, que são: presidente, vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 1º tesoureiro e 2º tesoureiro, sendo que os demais cargos serão distribuídos na primeira reunião do novo Conselho, sendo o mandato de todos para gestão 2018-2020. Sua Eminência ainda incentivou os eleitos e nomeados a estudarem com determinação os Estatutos e a Encíclica Pastoral, para uma maior compreensão dos deveres de cada um dos novos membros.

   Ao término de todo o processo eleitoral, o novo presidente do Conselho Paroquial, Sr. Raduan Gholmie, convidou o Arcebispo, sua comitiva e os novos conselheiros para um almoço de confraternização.

   Antes de embarcar de volta, Sua Eminência e demais acompanhantes fizeram uma visita à família do saudoso conselheiro Naim Esper, , após o que retornaram a São Paulo.

Para ler a palavra do Arcebispo Dom Damaskinos 

bottom of page