top of page

EPIFANIA NA CATEDRAL

Oficio de Epifania 06 de Janeiro de 2017

    No dia 06 de janeiro passado o Metropolita Dom Damaskinos presidiu o Oficio de benção das águas na festa da Epifania de Nosso Senhor Jesus Cristo, festa essa que celebra o batismo nas águas do rio Jordão de Jesus Cristo por São João Batista e a manifestação da Trindade Santa descrita nas Sagradas Escrituras: “no momento em que Jesus saia da água, viu os céus abrirem-se e o Espírito descer em forma de pomba sobre Ele. E dos céus veio uma voz que dizia: Tu és o meu filho amado em ti ponho minha alegria”.

   Durante o Oficio de benção Dom Damaskinos aspergiu toda a Igreja e a todos os presentes com a água santificada. Após a benção todos os fiéis que participaram do Ofício Liturgico receberam das mãos do Arcebispo uma pequena garrafa com água abençoada.

Missa da Epifania 08 de Janeiro de 2017

   No domingo dia 8 de janeiro, Dom Romanós, Bispo auxiliar da arquidiocese, presidiu a Santa Liturgia da festa da Epifania (transferida do dia 06), concelebrada com o clero de nossa catedral com a assistência de um expressivo número de fiéis.

    Em sua homilia, Dom Romanós falou sobre a festa da Epifania e seu significado. Sobre a manifestação de Cristo Deus em seu batismo e as palavras dessa confirmação pelo próprio Deus Pai. O significado da agua como purificação espiritual, e seu papel em nossa vida corporal como essencial  para manter-nos vivos.

    Após a missa, Dom Damskinos Mansour, nosso Arcebispo, presidiu o Ofício de Benção das águas, juntamente com Dom Romanós e o clero da catedral.

bottom of page