FESTA DO DIA DOS PAIS






Neste domingo 14 de agosto celebrou-se na Catedral a festa dedicada ao dia dos pais. Uma festa de cunho social e civil, mas que certamente pôde ser abençoada pela Igreja dando-lhe uma visão mais espiritual para sua comemoração.
Em sua homilia e homenágem aos pais presentes na Liturgia, o Arcebispo Damaskinos, discorreu sobre a figuira paterna no sentido biológico e espiritual, mostrando a importancia dos filhos lembrarem-se de seus pais e reverenciá-los como encintramos no texto bíblico. Essa união de almas entre o genitor e seus filhos se pode verificar no texto evangélico do filho pródigo citado na homilia do arcebispo.
Na parte espiritual, Dom Damaskinos destacou o papel dos padrinhos de batismo, que são os pais espirituais dos afilhados, no ensinamento da fé e da tradição da Igreja, e dos sacerdotes “Padres” que são os guardiões do depósito da graça na distribuição dos sacramentos e da transmissão da fé.
Após o sermão, o Arcebispo abençoou todos os pais presentes e os presenteou com um pequeno livro editado pela igreja com as normas de conduta ~dentro do Templo e durante os ofícios liturgicos para o cristão ortodoxo.
No final da Santa Liturgia o Bispo Romanós presenteou nosso Pai e Arcebispo Dom Damaskinos com um Homofório, simbolo da ovelha perdida que o pastor carrega em seus ombros.