top of page

Celebração da Divina Liturgia por sua santidade Kirill I, Patriarca de Moscou e toda a russia na catedral Ortodoxa antioquina de são Paulo

 

       Dia de grande festa, benção e alegria para a arquidiocese antioquina do brasil foi a visita e a celebração da divina liturgia por sua santidade Kirill I, patriarca de moscou e toda a russia neste domingo, dia 21 de fevereiro.

       Sua santidade chegou em são paulo após um giro pela américa latina que se iniciou em cuba com um encontro histórico com o papa francisco, lider espiritual de toda a igreja do ocidente.

O beatíssimo patriarca de moscou veio acompanhado por uma comitiva de dois metropolitas e oito bispos de varias partes do mundo e tambem sacerdotes tanto da russia (staf) como os que estão no brasil e na am,erica do sul.

       Da igreja antioquina estavam presentes, a parte do metrpolita damaskinos e seu bispo auxiliar dom romanós, também o metropolita do méxico e centro américa Antonio Chedraoui e o metropolita de buenos aoires e todo a argentina Siluan.

       O número de convidados e outros assistentes na santa liturgia foi expressivo como poucas veses se viu em uma celebração na catedral ortodoxa de são paulo. Autoridades civis como o Governador do estado, o prefeito da capital e deputados, entre os diplomáticos, embaixadores e consules de vários paises acreditados junto ao governo brasileiro e da cidade de São Paulo.

       O eminentíssimo Cardeal de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer encabeçou uma série de outros religiosos da Igreja romana presentes na celebração, onde estiveram tambem presentes alguns representantes das várias seitas islãmicas, como os cheiques Druzo, Xiita e Sunita das comunidades de são Paulo.

       Neste clima de santidade e profunda espiritualidade ortodoxa sua eminencia o metropolita damaskinos em nome de toda a arquidiocese e dos outros metropolitas antioquinos celebrantes

Proferiu seu discurso de saudação e boas vindas à sua Santidade Kiril I destacando que “ neste dia é grande nossa satisfação pessoal por termos a honra de receber vossa Santidade nesta Catedral” “transmitindo- vos as palavras de acolhida e amor fraterno de Sua Beatitude João X, Patriarca de Antioquia e todo o oriente” .

       “Bem vindo o que vem em nome do Senhor” “bem vindo, Santidade, com os membros de vossa delegação a São Paulo – brasil, Dabró Pajalovats!!!”, foi o início da saudação, que tão entusiásticamente dom damaskinos ofereceu a Sua Santidade.

       Destacou outrossim, o histórico encontro, na ilha de Cuba, entre os dois lideres de suas igrejas e da declaração conjunta por eles assinada em pról da unidade dos cristãos e de sua proximidade.

       Dom damaskinos disse também que “a união da igreja de Jesus cristo no mundo inteiro é o testemunho de fé e vida da ortodoxia, testemunho que hoje e aqui estamos dando”. Agradeceu também ao Santo Sinodo do patriarcado russo e a todo povo fiel da russia, pedindo-lhes que permaneçam generosos em suas ofertas e orações pelo povo Sírio.

       Ao final de suas palavras, o metropolita damaskinos ofertou um icone de são pedro e são paulo, corifeus do trono apostólico de antioquia, que sutentam em suas mãos, com amor e força a imagem de nossa catedral. Lembrando a todos as palavras de sua santidade em sua visita a siria, quando disse: “Não permitiremos que os templos neste pais se tornem museus”.

       Após a santa Liturgia Sua Santidade teve, nas dependencias do arcebispado um encontro privado com o excelentíssimo governador de estado Geraldo Alkimim, e em seguida esteve com as demais autodidades.

       Ao Patriarca, a toda a delegação russa e as várias autoridades, ao cléro e conselheiros de nossa igreja, foi oferecido um almoço no esporte clube sírio de são paulo.

 

 

 

bottom of page