São. Justino o Filósofo 01 de Junho

01 de Junho

     São. Justino foi um dos maiores mestres e filósofos da Igreja. Nasceu por volta do ano 100, em Sijem, Samaria. Seus pais eram gregos idólatras e impuzeram esta mesma prática religiosa ao filho, que foi distinguido pela sua inteligência incrível. Seu espírito inquieto o levou a conhecer todas as filosofias de sua época sem que, no entanto, preenchessem suas expectativas. 

     Deus, conhecendo sua reta intenção e sua sincera busca filosófica das coisas divinas, um dia o atendeu. Estando Justino a caminhar próximo do mar, conheceu um certo ancião, excelente conhecedor das Escrituras Sagradas. 

 

São Nicéforo, bispo de Constantinopla (847) , 02 de Junho

02 de Junho

    Este santo é comemorado no dia 02 de junho, Depois que o imperador Constantino IV e a imperatriz Irene restabeleceram a veneração das santas imagens, o jovem Nicéforo lhes foi apresentado e, de pronto, por suas grandes qualidades, conquistou-lhes a simpatia. Na corte, distinguiu-se por sua oposição aos iconoclastas, tendo sido secretário no Segundo Concílio de Nicéia e comissário imperial. Mesmo sendo em brilhante orador, filósofo, músico, com todas as qualidades de um estadista, sempre teve uma forte inclinação para a vida religiosa, isolada, e mesmo estando envolvido nos assuntos públicos, construiu um monastério num lugar isolado próximo ao Mar Negro. Após a morte de Tarasios, patriarca de Constantinopla, não foi encontrado ninguém mais apto a sucedê-lo que Nicéforo. Sendo leigo, houve algumas objeções à sua eleição, qualificando-a como contrária aos cânones, e só a pedido expresso do imperador, pode ser persuadido a ser ordenado sacerdote e a aceitar o cargo.

Santo Erasmo 02 de Junho

02 de Junho

   Santo Erasmo foi um bispo sírio que fugiu durante a perseguição de Diocleciano, buscando refúgio no Monte Líbano. Lá viveu como um ermitão solitário.

  Ao ser descoberto foi levado a comparecer diante do imperador que ordenou que fosse açoitado com garrotes cravejados de pregos. Em seguida foi coberto de rezina e atearam-Lhe fogo.

  Tendo sido preservado incólume, o bispo foi jogado num calabouço para morrer de fome.