top of page

GUIA PARA OS ACÓLITOS (Segunda parte)

GUIA PARA OS ACÓLITOS

(Segunda parte)

REGRAS BÁSICAS

1- Conheça a sequência da Divina Liturgia, para que você saiba o que vem a seguir. A sequência está no livreto da Divina Liturgia. Memorize o Credo e o Pai-Nosso. Estes também estão incluídos no livreto.


2- Como um acólito você deve estar no presbitério, pronto para servir, antes que a Divina Liturgia tenha início. Isto assegura que você esteja pronto para começar seus deveres quando necessário.


3- A primeira a coisa a fazer quando se entra em uma igreja é o sinal da Cruz. A seguir você acende uma vela e beija os ícones. Quando você beija um ícone, venera e honra o santo cuja imagem está ali.


4- Antes de entrar no presbitério, você para defronte à porta e faz o sinal da Cruz, e o mesmo cada vez que passar por trás do Altar Sagrado.


5- Após ingressar no presbitério, encontre e dobre seu paramento, para que você possa ser abençoado pelo sacerdote.


Você se aproxima dele segurando o paramento sobre os dois braços. Em seguida, estende as mãos e diz: “Padre, sua benção”. O padre vai abençoá-lo e você beija a mão dele. Então você vai a um lado e veste o paramento.


Se houver um Bispo presente, você obtém a benção do mesmo, ainda que ele esteja fora do presbitério, em seu trono. Você deve se aproximar e dizer “Saydna, sua benção”. Você deve beijar a mão dele e voltar ao presbitério



6- O papel do acólito é assistir ao Presidente da celebração e liderar as procissões de entrada durante a Divina Liturgia. É muito importante que durante a Liturgia o acólito esteja atento ao celebrante. Quando não estiver fazendo algo, deve permanecer ao lado do Altar e da Mesa de Celebração, seguindo a Liturgia em seu livreto.


7- Falar ou cochichar não é permitido no presbitério. Os acólitos são escolhidos porque sabem que devem escutar tudo e permanecer quietos. É necessário que tenham consciência que estão no interior do Santuário Sagrado de Deus Todo Poderoso.


8- Somente aos Bispos e Padres é permitido permanecer ou caminhar em frente ao Altar Sagrado. Ninguém mais deve tocar a Mesa de Celebração ou de Oblação. Isto é apenas para o sacerdote.


9- Quando se deixa a igreja, retornando ao lar, deve-se beijar os ícones situados na parte posterior do templo, próximo à porta principal, fazer o sinal da cruz e sair.


10- Tudo que alguém faz na vida terá consequências. Ao se praticar boas ações, bons resultados serão vistos. Ao contrário, nas más ações, ter-se-á que enfrentar consequências ruins.


O mesmo acontece quando se trabalha no Altar. É importante lembrar-se que estas regras não visam forçá-lo a fazer as coisas, mas, sim, ajudá-lo a fazer tudo adequadamente.



bottom of page