top of page

O Espírito Santo

O Espírito Santo (DÉCIMA SEXTA AULA)


  • O Espírito Santo é deus na terceira pessoa da Santíssima Trindade.

  • Procede do Pai

  • Inspira o Povo de deus a falar a verdade.

  • É enviado ao mundo por Jesus Cristo

  • É o Doador da Vida que mantém e que sustenta toda a criação em sua existência, vida e crescimento.

Cinquenta dias depois da Ressurreição, Cristo enviou o Espírito Santo aos seus discípulos.

Picasa - ficha-16.gif
Picasa - ficha-16-3.gif

O DIA DE PENTECOSTES

Tendo-se completado o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído como agitar-se de um vendaval impetuoso, que encheu toda a casa onde se encontravam. Aparecerem-lhes, então línguas como de fogo, que se repartiam e que pousaram sobre cada um deles. E todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia se exprimirem. (Atos dos Apóstolos 2:1-4)


Se entre o Domingo de Páscoa de Ressurreição e a Quinta-feira da Ascenção tem Quarenta dias, e entre Domingo de Páscoa de Ressurreição e o Domingo de Pentecostes tem Cinquenta dias, quantos dias há entre a Quinta Feira da Ascenção e o Domingo de Pentecostes?


O QUE DISSE JESUS SOBRE O ESPÍRITO SANTO?

“... e Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito, para que convosco permaneça para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pude acolher, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque permanece convosco.” (São João 14:16-17)


“Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que vos disse.” (São João 14:26)

O ESPÍRITO SANTO

“Quando vier o Espírito da verdade, ele vós guiará na verdade plena, mas dirá tudo que tiver ouvido e vos anunciará. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse: ele receberá do que é meu e vos anunciará.” (São João 16:13-15)

Picasa - ficha-16-1.gif

bottom of page