top of page

"Em Antióquia, pela primeira vez, foram os discípulos chamados cristãos" (Primeiro Parte)

"Em Antióquia, pela primeira vez, foram os discípulos chamados cristãos"

(Primeiro parte)

Sem dúvida, é uma honra imensa para esta cidade “Antióquia” que em seus becos, os discípulos de Cristo, pela primeira vez, foram chamados “cristãos”. E a partir dela (de Antióquia) este nome foi lançado ao mundo inteiro, sendo orgulho e glória para muitos, especialmente para nós, os cristãos do Trono Antioquino que temos um sentimento especial sobre este acontecimento.

Aqui a pergunta que vem à mente é a seguinte: “Quem deu este nome aos discípulos”, e por quê?

A cidade de Antióquia era a capital do oriente e era apelidada de segunda Roma. Sua população era composta de quase quinhentas mil pessoas de varias nacionalidades, etnias e religiões como gregos, Judeus, pagãos... etc.. apresentava um exemplo de convivência, de coexistência e de pluralismo. Estava aberta ao mundo inteiro com seu comercio, sendo ponto de ligação entre Oriente e Ocidente. Quando os discípulos chegaram à Antióquia, fugidos das perseguições que irromperam depois do martírio de santo Estevão, começaram a evangelizar com a boa nova do cristianismo que foi aceita por uma grande parte da comunidade judaica. O Cristianismo teve grande e amplo sucesso em Antióquia. Consequentemente, isso gerou, por parte dos pagãos, a necessidade de formar uma nova identificação com relação a esse grupo da sociedade, chamando-o “Cristãos (seguidores de Cristo)” para que fosse distinguido dos Judeus conservadores.

Mas, porque eles escolheram esse nome especificamente? Porque esses pagãos os ouviam constantemente falar de Cristo, os viam Sofrer e morrer por ele, evangelizar e pregar sobre ele, tentando imita-lo com todas as suas forças. Eles refletiram com sua vida o ícone de Cristo.

O nome não é apenas termo para segregar as pessoas ou distingui-las. O nome expressa o papel e a personalidade daquele que o porta. Algo que vemos frequentemente e intensamente na bíblia, como é “Adão” que significa o solo da terra, “Jacob” que significa sucedeu a seu irmão, “Abraão” que significa o pai de muitos povos e muitos outros exemplos.

É por isso que nós nos chamamos “Cristãos”, para que expressemos com este termo a nossa identidade e a personalidade que desejamos portar. Para esse motivo conforme atradição ortodoxa, damos aos nossos filhos nomes dos santos (padroeiros) no dia do seu batismo, como também mudamos os nomes dos chamados a vida sacerdotal, oferecendo-lhes o nome de um santo, para mostrarmos a personalidade e a vida nova que desejamos para eles.

bottom of page