(DÉCIMA QUINTA AULA)
No credo, proclamamos que “Jesus novamente virá com glória, para julgar os vivo e os mortos...” (A Divina Liturgia São João Crissóstomo) e “àqueles que o esperam para lhes dar a salvação.” (Hebreus 9:28)
Na Sua Segunda Vinda, todos – tantos os maus como os bons – será levantado da morte – e julgados por Cristo... “os que tiveram feito o bem, para uma ressurreição de vida, os que tiveram praticado o mal, para ressurreição de julgamento.” (São João 5:29)
O CÉU E O INFERNO

Nós cremos na existência do céu e do inferno, mas não concebemos como lugares físicos. Os Santos Padres nos ensinam que:
Para os que amam a deus, o céu é a eterna existência em Sua presença de amor. Deus é seu desejo fundamental e, portanto também é sua recompensa. Já que, para a maioria de nós, nosso amor a Deus está muito longe de ser perfeito. Seu amor para conosco e a oração constante da Igreja purificam e refinam o nosso amor, fazendo-nos capazes de encontrar toda nossa alegria n’Ele.
Para os que odeiam a Deus, o inferno é também a eterna existência em sua presença de amor, mas, segundo São Isaque da Síria, eles “serão castigados com o castigo do amor. Quão cruel e amargo será esse tormento do amor... A tristeza que aprisionará o coração que há pecado contra o amor é mais doloroso que qualquer outra dor”. Para o mal, “a eternidade do inferno” não é falta de amor ou presença de Deus, e sim a tortura da existência eterna na presença do Amor não desejado, o Amor recusado e depreciado.
O CRITÉRIO PELO QUAL CRISTO JULGARÁ É I AMOR!
Nossa capacidade de amar aos demais se baseia em nossa aceitação do amor de Deus, poie Ele é o Amor. Cristo nos enviou a amar a deus sobre todas as coisas, e a compartilhar o amor de Deus com todos os demais. Sobre isso que seremos julgados.
O eterno amor de deus, então atua de duas mansiras:
O eterno cumprimento e alegria dos bem-aventurados; assim como,
A SEGUNDA VINDA
“Ó, que dia será quando o Senhor nos presenteie com a recompensa da fé e devoção! Que glória será essa e quão grande regozijo ao ser admitido na presença de Deus! Ser tão honrado como para receber a alegria da eterna luz e salvação na presença do cristo o Senhor, teu Deus. Saudar a Abraão, Isaac e Jacó, e a todos os patriarcas, apóstolos, profetas e mártires... no gozo da imortalidade que será dada! Receber ali o que o olho jamais vira, nem o ouvido jamais escutara, o que jamais entrara no coração do homem! (São Cipriano de Cartago)
O eterno sofrimento e castigo dos maus.
A ASCENÇÃO DE CRISTO
Quarenta dias depois da ressurreição, Jesus cristo “foi arrebatado ao céu e sentou-se à direita de Deus.” (São Marcos 16:19)
Deste modo:
Glorificou a natureza humana
Restaurou a semelhança de deus na humanidade; e,
Preparou um ligar eterno para o Seu Povo.
QUANDO VIRÁ O NOVO CRISTO?
Jesus nunca nos revelou o momento da sua segunda vinda. No entanto, nos ensinou a sermos vigilantes, por estarmos em um estado de constante preparação. Pela fé saberemos que a sua Segunda Vinda de Cristo – e nossa própria ressurreição - estão seguras.
Voltar, Baixar o texto em formato PDF