JESUS CRISTO REVELOU DEUS COMO UMA TRINDADE DE PESSOAS

Existem três pessoas – o Pai, o Filho e Espírito Santo – em só Deus. Apesar de serem separadas e distintas pessoalmente cada uma das três pessoas:
Compartilha plenamente a natureza e vontade divinas;
É igualmente infinita, perfeita, todo-poderosa, onisciente, sempre-existente e eternamente imutável.
Está unida uma à outra em perfeito Amor.
NO ANTIGO TESTAMENTO, A TRINDADE FOI REVELADA SOMENTE DE FORMA PARCIAL.
O livro de Gênesis dá conta de presença da Santíssima trindade. O relato da criação revela Deus falando no plural: “Façamos o homem à nossa imagem, como nossa semelhança”. O Pai cria tudo mediante Sua Palavra Divina – “pois falou e foi assim” – e pelo Seu Espírito Santo, que “agitava o superfície das águas” (Gênesis 1:2)
Também descreve a presença da Santíssima Trindade no ato da criação no Salmo 33:6-9, “ O céu foi feito com a palavra do Senhor e seu exército com o sopro (espírito) da sua boca”.
Deus também se revelou como Trindade ao Patriarca Abraão e sua esposa sara, ao manifestar-se perante eles na forma de três anjos. (Gênesis 18:2-3)
A TRINDADE EM NOSSA VIDAS
“Vocês são como pedras no tempo do Pai, preparados para o edifício do Deus Pai, elevados às alturas por Jesus cristo, que é a Cruz, utilizando como o laço o Espírito Santo, Sua fé é o que os levanta, e o amor é o caminho que os leva a Deus. Vocês são, então todos peregrinos, portadores de deus, levando um templo, levando a Cristo, levando coisas santas e, em todo o sentido, levando mandamentos adornados de Nosso senhor Jesus cristo.” (São Inácio de Antioquia)
JESUS CRISTO REVELA A PLENITUDE DA TRINDADE
O prólogo de Evangelho de São João diz que “Ninguém jamais viu Deus, o Filho unigênito, que está no seio do Pai este o deu a conhecer.” (São João 1:18)
Jesus cristo revela a Santíssima Trindade em várias formas:
Antes do começo de seu ministperio público, Jesus foi batizado no Rio Jordão por seu primo João Batista. Ao Jesus descer às águas, ouvi-se a voz do Pai dizer: “Este é o meu filho amado, em quem me comprazo”, enquanto o Espírito Santo descia sobre Jesus na forma de uma pomba.
Na ceia Mística, Jesus orou por seus seguidores, pedindo ao Pai que lhes fizessem “um como nós somos um”. Jesus referiu-se a deus como Seu Pai e prometia enviar o Espírito Santo para que fossemos filhos e filhas adotivas de Deus.
Jesus Cristo, então cumpre a revelação da Santíssima Trindade, nos fazendo capazes de entrar em uma união viva, em que “num só Espírito, temos acesso ao Pai.” (Efésios 2:18-22)
DEUS PAI
È a fonte de todas as coisas. Devido ao Seu Grande Amor à humanidade enviou o seu...
DEUS FILHO
JESUS CRISTO
... ao mundo. Jesus Cristo é o filho Unigênito de deus e a mais plena revelação do Pai. Fez-se homem – permanecendo em Deus – para nos salvar. Jesus cristo é o Salvador de todos, portanto enviando...
DEUS, O
ESPÍRITO SANTO
...para nos sustentar. O Espírito Santo é o santificador, o inspirador e o consolador. Ele procede do Pai e nos faz capazes de manter nossa relação com Deus.
---------------
PALAVRAS-CHAVE
TRINDADE: UMA PALAVRA COMPOSTA por duas palavras distintas:
TRIN= três
DADE= unidades
---------------
Voltar, Baixar o texto em formato PDF