Os Cristão Ortodoxos sempre mantiveram os ensinamentos das Sagradas Escrituras e da Igreja primitiva sobre Jesus Cristo.
Jesus Cristo é:
Uma só pessoa que,
Possui duas naturezas distintas e separadas: uma divina e outra humana.
O FILHO DO HOMEM

Jesus Cristo é homem porque adotou a natureza humana quando nasceu da virgem Maria. Ao mesmo tempo em que tem a plenitude da natureza divina, Jesus também possui tudo o que é próprio da natureza humana. Tal como nós mesmos, Ele experimentou alegria e tristeza, enfermidades e saúde, inclusive a tentação e morte. Jesus identificou-se de maneira tão íntima com a humanidade que ele refere se a si mesmo como o Filho do Homem.

“...E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós; e nós, e nós vimos a sua glória, glória que ele tem junto ao Pai como Filho único, cheio de graça e de verdade. João da testemunho dele e clama: ‘Este é aquele de quem eu disse: o que vem depois de mim passou adiante de mim, porque existia antes de mim’. Pois de sua plenitude todos nós
recebemos graça por graça.” (São João 1:14-16)
O FILHO DE DEUS
“No princípio era o Verbo e o Verbo estava com deus e o Verbo era deus. No princípio ele estava com Deus. Tudo foi feito por meio dele e sem ele nada foi feito.” (São João 1:1-3)
Jesus cristo é Deus porque foi engendrado de deus Pai. Jesus recebe a natureza divina do Seu Pai Divino. Ele tem a plenitude da natureza divina e, assim, é eterno, todo-poderoso, todo amor, onisciente, misericordioso em absoluto e eternamente sem mudança. Jesus Cristo é verdadeiramente Deus, “Deus verdadeiro de deus Verdadeiro”.
QUEM É, ENTÃO, JESUS CRISTO?
O Filho de Deus, engendrado do Pai.
O Filho do Homem, tendo adotado nossa natureza humana ao nascer da Virgem Maria.
O QUE É, ENTÃO, JESUS CRISTO?
Uma só pessoa, que é Deus e Homem ao mesmo tempo.
Divino e Humano de uma só vez.
Falsos Ensinamentos Acerca de Jesus Cristo

Ao longo da história surgiram vários ensinamentos falsos acerca das duas naturezas de Jesus Cristo.
* Alguns diziam que Jesus era apenas humano. (Arianismo)
* Outros diziam que era somente divino. (Gnosticismo)
* Alguns ensinavam que, pelo contrario, que Jesus tinha uma só natureza: uma combinação do divino e humano. (Monofissimo)
* Inclusive outros acreditavam que existiam duas pessoas diferentes conhecidas como Jeus Cristo: uma pessoa divina e outra humana. (Nestorianismo)
O Credo Niceo-Constantinopolitano foi escrito especificamente para combater essas heresias.
Voltar, Baixar o texto em formato PDF