
Porque celebramos os Santos ?

Como celebramos os Santos e o que significam eles para os cristãos?
Na igreja, celebramos os Santos por três razões:
Primeiro, porque nós nos orgulhamos dos nossos ideais. Todos os países, partidos e organizações têm os seus proprios ideais e exemplos, dos quais se orgulham. Os ideais da igreja são os Santos, tais como São Nicolau, São Jorge e Santa Bárbara.
Esta é uma razão, mas não é a essencial. A segunda razão pela qual celebramos os santos é imitá-los, como nos ensinou são João Crisóstomo. A homenagem aos santos significa que repetimos no presente o que os santos fizeram no passado. Se o homem se orgulhasse do seu passado enquanto o presente dele é débil, ele seria desrespeitado e ironizado por todos. Por isso, a celebração dos santos significa também meditar sobre suas vidas e viver as suas virtudes. E, na medida que a nossa vida se torna semelhante á vida dos santos, estaremos próximos do significado e do propósito da festa de cada santo.

A terceira razão e o mais alto propósito para celebrar os santos é seguir a Cristo, sendo seu apóstolo. Ser uma pessoa boa, sincera e honesta neste mundo é coisa maravilhosa e abençoada, mas não é suficiente. Quem encontra o Cristo e o ama e o conhece não tem como não pregar sua palavra. Todos nós somos convidados a sermos apóstolos do Cristo, cada um através da sua profissão.
Nós somos, como disse o apostolo Paulo, “Embaixadores de Deus”. Ele encontrou o Cristo, e isso mudou a sua vida e começou a anunciar, dizendo: “Para mim o viver é Cristo ... Ai de mim se eu não anunciar o evangelho”. Nós, Como verdadeiros Cristãos, lemos a vida dos santos, os imitamos e nos tornamos apóstolos de Cristo.

