top of page

Santos Joaquim e Ana, os Justos, pais da Virgem Maria

São Joaquim e Sant´Ana chegaram aos 50 anos de casamento sem ter filhos, pois ela era estéril. Foi quando São Gabriel, o Arcanjo, apareceu a cada um deles e anunciou o nascimento de uma filha, pois Deus tinha ouvido suas orações – ambos sempre foram muito piedosos e devotos, tenho doado parte de seus bens para o serviço do Templo e parte para a assistência aos necessitados.

Como resposta à bênção do Senhor sobre o casal, e para o mundo, os pais consagraram Maria ao serviço divino quando ainda criança.

Consta que São Joaquim morreu aos 80 anos e Sant´Ana aos 79 anos. Joaquim é nome corrente nas Sagradas Escrituras e significa “homem a quem Deus confirma”. Ana foi o nome também da mãe do santo Profeta Samuel e da profetisa que recebeu Jesus no Templo.

Jesus Cristo, Filho da Virgem e neto, segundo a carne, dos Justos, disse que “pelo fruto se conhece a árvore”. Nós conhecemos o fruto santo da árvore dos Justos, a Virgem Santa, Maria, Tabernáculo Vivo do Deus feito homem e, pela santidade do fruto, sabemos da santidade dos pais. Deus utilizou a família para salvar o mundo e quer que nós também sejamos salvos através da família.

Picasa - يواكيم وحنة جدي الإله1.jpg

bottom of page