Reverendos Padres,
Queridos Filhos Espirituais,
Nós comemoramos hoje o dia de São Jorge, Grande Mártir, padroeiro desta igreja e desta paróquia.
Ao falarmos do grande mártir São Jorge, muitos podem se perguntar quem foi este santo, cujo nome se difundiu por quase todo o mundo, até o ponto de ser o padroeiro de muitos países, de muitas instituições, de reis, e de muitas pessoas.
A evocação do nome deste Santo, alto oficial do exército Romano, nos transporta ao final do terceiro século de nossa era Cristã e falamos daquele bravo jovem palestino, cavaleiro na força na fé em Jesus Cristo. Ele aceitou voluntariamente caminhar seguindo as pegadas do Senhor Jesus.
O mais importante na vida de São Jorge e de todo Mártir é que sua vida é consagrada a Jesus, Senhor da vida.
E o que caracterizou e distinguiu São Jorge, foi seu anseio por morrer e sofrer o martírio por Cristo, vendo no mesmo martírio uma formidável alegria e um novo nascimento para a vida verdadeira com Cristo, Senhor da Vida.
Vivendo ele na luz do Cristo, reconhece assim que a vida verdadeira é estar com Jesus mesmo, porque Ele é o caminho, a Verdade e a Vida.
Nós festejamos o dia de São Jorge porque cremos que ele está sempre vivo em nossos corações e pensamentos, e nos auxilia na caminhada e luta pela vida verdadeira, a qual vivemos com o Senhor Jesus que foi crucificado, morreu e ressuscitou ao terceiro dia, para nossa salvação.
A essência de seus ensinamentos é o encorajamento e insistência de que os fiéis levam uma vida virtuosa de união na fé e na obediência ao senhor.
E o que caracteriza este santo e o distingue, é o seu anseio por morrer e sofrer o martírio por Cristo, vendo no mesmo martírio uma formidável alegria e um novo nascimento para a vida verdadeira com Cristo, Senhor da Vida.
Seu martírio se deu no início do quarto século e a Igreja Ortodoxa celebra todo ano, no dia 23 de abril, sua memória e também no dia 06 de maio conforme o calendário Oriental.
E hoje nós comemoramos o dia deste grande Mártir, lembrando-nos e felicitando a todos que levam o seu nome, e rogamos a Deus e ao padroeiro deles, o Santo deste dia, para lhes conceder uma longa vida, com saúde e paz por muitos anos plenos de força e bem estar.
A todos uma abençoada Semana Santa e feliz Páscoa! Que as bênçãos de nosso Deus, pela Santa Ressurreição, vos conserve e proteja pelas intercessões do São Jorge Grande Mártir por muitos anos de Vida.
Dom Damaskinos Mansour
Arcebispo Metropolitano
Povo Sofrido
Hoje e nestes dias, enquanto falamos da alegria pascal e a sentimos, ainda há dor em nosso coração ao olharmos para a situação do mundo, para sua tribulação, especialmente para o povo sofrido do Oriente Médio, o povo injustiçado homens e mulheres e crianças inocentes que sofrem por causa da sabedoria demoníaca deste mundo, a qual não conseguimos entender.
Sim, a guerra é uma situação que existe desde o início da história, mas que muito se agravou nestes dias, pela avançada tecnologia das armas e artes de sofrimento e morte.
Nesta ocasião desejamos rezar por aquele povo, pelos nossos familiares e amigos, pelo mundo árabe, em especial pela Síria e o Líbano, terra onde Jesus nasceu, morreu e ressuscitou, dizendo-lhes: irmãos, sejam pacientes, pois a paixão não é eterna; no final, com certeza, o bem triunfará, virá a vitória; a vontade de viver e a fé em Deus vencerá a morte.
Voltar, Baixar o texto em formato PDF