OFÍCIO INTER-RELIGIOSO DE ORAÇÃO PELA PAZ NO ORIENTE MÉDIO


Na tarde deste último domingo, 07 de setembro, por iniciativa da Arquidiocese católica romana de São Paulo, se realizou na Catedral da Sé um Ofício Inter-religioso de Oração Pela Paz no Oriente Médio, com a presença de religiosos e leigos cristãos (ortodoxos, católicos romanos, protestantes e anglicanos), islâmicos e judeus. A cerimônia foi presidida pelo Cardeal-Arcebispo, Dom Odilo Scherer, e nossa Igreja foi representada por nosso Arcebispo, Dom Damaskinos Mansour, acompanhado dos Padres Gregório Teodoro e Pedro Henrique Marsiglia. Dom Damaskinos fez a oração em nome de nossa Igreja.
Após a cerimônia na Catedral, todos se dirigiram ao Pátio do Colégio (Casa de Anchieta), para a assinatura de um manifesto pela paz, com apresentação de cântico coral, sendo entoado por todos o Hino Nacional Brasileiro, em comemoração à Independência do Brasil.




A oração pela paz, feita na ocasião, por Dom Damaskinos, foi a seguinte:
Tem piedade de nós e salva-nos, ó Senhor nosso Deus, Criador de todos os seres humanos. Tu és adorado e glorificado em todo tempo e a toda hora, nos Céus e sobre a terra: lento em cólera, compassivo e rico em misericórdia.
Tu amas os justos e concedes graça aos pecadores. Tu chamas todos os homens à salvação com a promessa dos bens futuros.
Tu mesmo, Senhor, nossa esperança, nesta hora em que nos encontramos em teu nome, aceita nossas súplicas pela paz e dirige nossa vida segundo teus mandamentos, para que a vida humana, dom teu para todos, seja sempre valorizada e preservada em todo o mundo e por todos.
Santifica nossas almas, torna puros nossos corpos, endireita nosso raciocínio, purifica nossos pensamentos, livra-nos, e aos que agora sofrem no Oriente Médio, de toda angústia, de todo mal e de toda dor.
Cerca-nos e a eles com teus Santos Anjos, para que nos guardem sob sua proteção e façam com que todos cheguem à harmonia e concórdia, e ao conhecimento de tua glória inacessível.
Salva, ó Senhor, o teu povo e abençoa a tua herança. Conserva a plenitude das tuas Igrejas, santifica aqueles que amam tuas casas de oração, sejam elas cristãs, islâmicas ou judaicas; glorifica-os com o teu divino poder e não abandones a nós que em ti confiamos. Suplicamos-te que plantes a paz e o amor nos corações de todos os homens, especialmente dos líderes mundiais, para que este seja um mundo de paz e amor, e não das armas e do ódio, e que concedas a paz ao Oriente Médio, ao Líbano, Síria, Palestina, Iraque e Egito, berço das religiões monoteístas, aos seus líderes religiosos e políticos, e a todo o povo daqueles países, e a todo o teu mundo.
Porque toda excelente dádiva e dom perfeito vêm do alto, procedente de ti, ó Pai das luzes e a ti rendemos glória, graças e adoração, Pai, Filho e Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos.
Amém.