EM QUE CONSISTE A MEDITAÇÃO ?
A MEDITAÇÃO difere da oração, mesmo da oração silenciosa, porque significa dirigir todo o pensamento a Deus e à contemplação de Suas Palavras e Seus Trabalhos. A meditação usualmente é iniciada por uma leitura da Sagrada Escritura, a Palavra de Deus. Esta tradição espiritual é conhecida como "lectio divina".
Consiste em uma leitura lenta e atenta da Bíblia, ou de um texto dos Santos Padres, não com o propósito de obter uma informação, mas para entrar em comunhão com Deus. Essa leitura meditativa pode ser aquela onde a pessoa tenta, com o poder de seu pensamento e imaginação, participar do evento sobre o qual está lendo, como se fosse um contemporâneo da época. Ou, então, pode consistir em apenas ler e permanecer em silêncio, sem nada imaginar e sem nenhum pensamento racional, de modo a permitir que a palavra de Deus entre em seu coração e sua mente, lá permanecendo.
A Salmodia (recitação dos salmos) feita tanto em privado quanto em assembléia na Igreja, existe para esse propósito. Lendo ou cantando os salmos, o ideal é que a pessoa não tente pensar sobre cada palavra ou frase, evitando o emprego da razão, abrindo o coração ao Senhor, unindo "sua boca à sua mente" (São Benedito) e permitindo que a Palavra de Deus seja "plantada" em seu interior, para florir em sua alma com os frutos do Espírito Santo.
Isto também acontece com os hinos sagrados. São entoados para a glória de Deus e para a edificação e expansão da alma através da contemplação do Senhor em Suas Palavras e Atos de salvação. Este tipo de meditação é especialmente recomendado em tempos de desespero.
Existe ainda o tipo de meditação e contemplação feita em completo silêncio, sem qualquer palavra ou imagem, sem nenhuma atividade mental, nem mesmo a Salmodia. A pessoa simplesmente senta-se em silêncio, frequentemente na presença de santos ícones, afastando quaisquer pensamentos, imaginação e desejos de sua mente, escutando a Deus neste silêncio, a divina "linguagem do Reino dos Céus" (Santo Isaac da Síria).
Essa forma de meditação, para a pessoa que reza incessantemente, será a "oração do silêncio", com a fonte borbulhante da Oração de Jesus sendo sua única base. Em tal oração contemplativa o espírito do homem torna-se UNO com o Espírito de Deus (Coríntios, 6:17).