DECLARAÇÃO CONJUNTA
DO PAPA FRANCISCO E DO PATRIARCA
ECUMÊNICO BARTOLOMEU I




No domingo, 30 de novembro de 2014, no final da celebração da Divina Liturgia na Igreja Ortodoxa de São Jorge, em Istambul, o Patriarca Bartolomeu e Papa Francisco apareceram na varanda do Patriarcado, abençoando os fiéis que estavam no pátio. O papa fez a benção em latim, e o Patriarca em grego.
Em seguida, eles foram para a sala do trono para ler e assinar uma Declaração Conjunta, como fizeram durante a sua reunião em Jerusalém em maio passado, reafirmando assim em conjunto as suas intenções e preocupações comuns".
Ambos comprometeram a sua intenção sincera e firme para intensificar os nossos esforços para promover a plena unidade entre todos os cristãos e, especialmente, entre católicos e ortodoxos.
Manifestarm a vontade de manter o diálogo teológico promovido pela Commissão International que está atualmente tratando as questões mais difíceis que marcaram a história da divisão e exigem um estudo cuidadoso e completo.
Também expressaram sua preocupação com a situação no Iraque, na Síria e em todo o Oriente Médio. Estamos unidos no desejo de afirmar a paz e a estabilidade e na vontade de promover a resolução de conflitos por meio do diálogo e da reconciliação.
Texto da Declaração Conjunta
Declaração Conjunta do Papa Francisco
e do Patriarca Bartolomeu I
Domingo, 30 de novembro de 2014