CONFERÊNCIA ANTIOQUINA DO ANO DE 2014
"A Unidade Antioquina: Dimensões e Exigências"




Convocada por Sua Beatitude, o Patriarca de Antioquia e todo o Oriente João X, foi realizada Conferência na Universidade de Balamand, entre os dias 25-29 de junho sob o título “A Unidade Antioquina: Dimensões e Exigências”. Cerca de 300 delegados e convidados participaram do programa da Conferência, o qual abordou cinco temas essenciais:
·A ativação de consulta e cooperação entre as Arquidioceses do Patriarcado de Antioquia, e a promoção da integração entre elas.
·Desenvolvimento do patrimônio das Arquidioceses e a solidariedade financeira.
· O Trabalho Social.
·Presença cristã na sociedade.
.Mídia e comunicação.
Dividindo os participantes em cinco grupos, realizou-se um simpósio e dois workshops sobre cada tema. O primeiro simpósio foi dirigido pelo Bispo Auxiliar de nossa Arquidiocese Dom Romanos Daowd, e dois workshops foram presididos pelo nosso Arcebispo, Dom Damaskinos Mansour.
Ao final da conferência realizou-se uma última plenária, na qual cada um dos cinco grupos apresentou suas recomendações sobre seu tema, afim de que sejam estudadas posteriormente pelos membros do Santo Sínodo.
Após o congresso foi realizada uma conferência de imprensa falando sobre as conclusões do congresso, como também foi emitido um comunicado acerca da importância do encontro, do diálogo, do intercâmbio das experiências e da comunicação.
Durante a conferência Sua Beatitude, o Patriarca João X, lançou a pedra fundamental do Hospital Universitário da Universidade de Balamand e inaugurou o Centro de Mídia, além dos novos escritórios do Centro Patriarcal. A conferência foi coroada pela celebração dominical, no dia 29 de Junho, dia dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, padroeiros do Trono Antioquino. Sua Beatitude, o Patriarca João X, presidiu a Divina Liturgia no Estádio Olímpico da Universidade de Balamand, com a participação de todos os Arcebispos e Bispos do Patriarcado e a presença de milhares de fiéis que vieram do Líbano e da Síria apesar das circunstâncias difíceis da região, além dos demais participantes da Conferência, dos representantes das autoridades governamentais e do corpo acadêmico e administrativo da Universidade e do Instituto de Teologia.