CELEBRAÇÃO ECUMÊNICA DO ADVENTO




No dia primeiro deste mês de dezembro, em nossa Catedral, se realizou a celebração ecumênica do Advento, tempo preparatório ao Natal, para que cristãos de diferentes Igrejas rezassem juntos ao Senhor que, como menino, nos visita no Natal.
O evento foi promovido pelo MOFIC, Movimento de Fraternidade de Igrejas Cristãs, e pela nossa Igreja, que é membro dessa entidade ecumênica.
A celebração ecumênica do Advento é um acontecimento anual no calendário de comemorações ecumênicas em nossa cidade, sendo celebrada a cada vez em uma igreja diferente.
Os líderes das Igrejas-membro, com representantes de outras Igrejas, como Dom Edgard Madi, Bispo maronita, Dom Joseph Gebara, Bispo melquita, e o Diácono Nelson Águia, representante do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, entraram processionalmente na Catedral, enquanto era recitado responsivamente um Salmo.
O Arcebispo Ortodoxo Antioquino, Dom Damaskinos Mansour, deu as boas-vindas aos religiosos e a todos os presentes, apresentando os Bispos visitantes de nossa Igreja, Dom Ghattas Hazim, Arcebispo eleito de Bagdá e Kwait e Dom Constantinos Kayal, Bispo e superior do Mosteiro Patriarcal de Santo Elias no Líbano.




O representante de cada Igreja-membro do MOFIC acendeu uma vela na coroa do Advento, lendo antes um versículo bíblico referente à unidade: Dom Damaskinos Mansour, pela Igreja Ortodoxa Antioquina; o Cardeal Dom Odilo Scherer, pela Igreja Católica Romana; o Bispo Dom Nareg Berberian, pela Igreja Apostólica Armênia; Pastor Carlos Muskopf, pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana; Reverendo Manoel Tadeu Cavalcanti, pela Igreja Episcopal Anglicana; Reverendo Marcelo Leandro Garcia Castro, pela Igreja Presbiteriana Unida; e Pe. Dimitrios Papadimitropoulos, pela Igreja Ortodoxa Grega.
Dom Odilo Scherer, em sua homilia, lembrou os cristãos perseguidos em todo o mundo, especialmente no Oriente Médio e apresentou a expectativa cristã do encontro com Jesus Cristo.
As leituras bíblicas , orações e súplicas de intercessão foram feitas pelos religiosos de cada Igreja.
Ao final da celebração Dom Romanós, Daoud, Bispo Auxiliar de nossa Arquidiocese fez os agradecimentos aos presentes e a todos que colaboraram para a celebração, pedindo as orações de todos para os Arcebispos (antioquino e sirian) e Padres sequestrados na Síria.
Após a saída dos religiosos , todos se dirigiram ao salão para uma confraternização.