top of page

SEMANA SANTA NA CATEDRAL 2019

   Nesta última semana, entre os dias 22 e 28, a Catedral Metropolita Ortodoxa percorreu o último trecho da sua caminhada anual em direção à Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta Santa Semana, que antecede a comemoração da Grande e Santa Páscoa,  é o período mais importante do calendário da Santa Igreja, onde os Ofícios diários preparam espiritualmente a comunidade para a Festa das Festas. Esta caminhada iniciou-se nos dia 22 e 23, segunda e terça feira, com o Oficio do Esposo, que traz a nossa memória os eventos finais da vida terrena de Nosso Senhor. Quarta feira, dia 24, dia penitencial, nos lembramos dos enfermos no Ofício dos Santos Óleos, onde abençoa-se o óleo que será usado na unção dos doentes. Na profunda e solene Quinta feira Santa, dia 25,

os fiéis voltam seu coração à Crucificação de Cristo, no Oficio dos 12 Evangelhos, onde são lidos todos os Evangelhos da Paixão de Nosso Senhor. No Ofício das Exéquias de Cristo, sexta feira, os fiéis escoltam o Epitaphion de Cristo em procissão pelo entorno da Catedral. No dia da Luz, Sábado, a comunidade celebra o Hajme, já presenciando espiritualmente a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, em glória e mistério. Domingo, dia 28, finalmente celebrou-se a Divina Liturgia de Páscoa, A Festa das Festas.

 

   Em todos estes ofícios tivemos a alegria de contar com a presença da Sra Amar, da Síria, que cantou, junto com nosso Metropolita, os cantos Ortodoxos tradicionais deste período.


 

 Ainda em profunda alegria pela Ressurreição de Cristo, a Igreja Ortodoxa Antioquina, pela imposição de mãos de Nosso pai e Arcebispo Damaskinos (Mansour) ordenou mais um membro do clero, o diácono  João Carlos Branco.

 

AL MASIH QAM

bottom of page