top of page

QUATRO DOMINGO APÓS A PÁSCOA  DOMINGO DA SAMARITANA

 ( DIA DAS MÃES )

  Neste domingo, 14 de maio, celebramos, segundo o calendário civil, o dia das mães, que aqui no ocidente, tradicionalmente se festeja no segundo domingo do mês de maio.

 Na Liturgia, presidida pelo Arcebispo Dom Damaskinos, estiveram presente um considerável número de mães e futuras mães que no final da Santa Missa receberam uma benção especial e uma rosa como lembrança.

  Na sua homilia, Dom Damaskinos iniciou sua fala discorrendo sobre o evangelho da Samaritana à qual Nosso Senhor Jesus Cristo pede água, e que durante a conversa dá-se a conhecer como o Messias esperado, tanto por judeus como por samaritanos.

  Sobre a data alusiva ao dia das mães, o arcebispo disse que esta comemoração anual é a melhor expressão da renovação dos votos de amo, respeito e gratidão dos filhos a todas as mães.

Citou um provérbio árabe, equiparando as mães a escolas que diz: “se a mãe estiver bem preparada, eis que teremos uma nação bem qualificada”. E dando o exemplo do Santo Evangelho, que o próprio Senhor Jesus Cristo aceitou a forma humana nascendo de uma mulher: “Vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, para que nos seja dado ser filhos adotivos”.

  No final da Santa Liturgia, após a benção todas as mulheres presentes foram convidadas para uma foto comemorativa junto com o clero celebrante.

Para ouvir a palavra do Arcebispo Dom Damaskinos 

QUATRO DOMINGO APÓS A PÁSCOA DOMINGO DA SAMARITANA ( DIA DAS MÃES ) - Dom Damaskinos
00:00 / 00:00

Para ler a palavra do Arcebispo Dom Damaskinos 

bottom of page