top of page

FESTIVIDADES DE SANTO ELIAN DE HOMS

 

     Nesta quinta feira, dia 09 de fevereiro, o Clube Homs promoveu, através de seu grupo de teatro amador (Tacho), uma apresentação teatral sobre a vida e martírio do grande Santo e Padroeiro do Clube Elian.

   Com coordenação do professor Yunes e supervisão eclesiástica de Dom Romanós a peça contou com a participação de vários membros do grupo d do Tacho e do Arquimandrita Dimitrios no papel do Santo Bispo Silouan. A peça foi acompanhada pelo coral do Clube, que cantou as músicas eclesiásticas.

   Ao final da apresentação o Arcebispo Dom Damaskinos fez uma pequena explanação sobre o tema, explicando um pouco mais sobre a vida e martírio de Santo Elian e fazendo um paralelo com o evangelho da festa. Após a apresentação foi oferecido um coquetel a todos os presentes.

 

      No domingo, dia 12 de fevereiro, O Metropolita Dom Damaskinos presidiu a Solene Divina Liturgia em honra ao Santo Mártir Elian, padroeiro do Clube Homs de São Paulo. Acompanhado pelo bispo Dom Romanós e pelo Clero da Catedral, sua eminência, celebrou a Santa Missa de Ação de Graças com a família do Clube Homs na presença de inúmeros membros da diretoria e associados do Clube e com uma expressiva participação de fiéis.

Em sua homilia o Arcebispo destacou o papel e a importância do Grande Mártir para a cidade de Homs e seus habitantes e que já é considerado padroeiro do Clube em São Paulo, que celebra sua memória há sete anos, sendo também um dos patronos dos médicos.

   “Santos nos são apresentados como exemplos de vida... são pessoas como todos nós, nasceram em pecado, mas eram distintos dos demais seres humanos porque aprenderam a abrir o coração e os ouvidos para Deus, vivendo assim em conformidade com o Santo Evangelho”

Destacou que o Santo Mártir Elian é um deles, e que havia sido martirizado pelo próprio pai que era pagão. Fez um paralelo sobre a situação do Oriente Médio de ontem e de hoje, onde cristãos inocentes continuam a ser sequestrados, torturados, martirizados e mortos por seu amor a pátria e a sua fé.

       Após a Santa Liturgia houve um almoço no Clube homs.

bottom of page