top of page

REUNIÃO DO SANTO SINODO ANTIOQUINA

     Convocado por sua Beatitude João X, Patriarca de Antioquia e todo o Oriente, o Santo Sínodo reuniu-se de 23 a 26 de Junho no Centro de reuniões Patriarcais em Balamnd (Líbano), Participaram desta reunião todos os Arcebispos e Bispos do trono Antioquino no oriente e na diáspora, com exceção dos arcebispo de Aleppo Paulo (Yazijy) por ter sido sequestrado, Paul (Saliba) de Austrália e Spyridon Khoury de Zahle por motivo de doença. 

INFORME PASTORAL

       No início das reuniões, todos os Arcebispos Sinodais apresentaram seus informes sobre o trabalho pastoral em suas respectivas Arquidioceses. 

INFORME DAS VISITAS PATRIARCAIS E ESTABELIMENTO DAS COMISSÕES

 

         Ademais, Sua Beatitude o Patriarca João X informou sobre suas últimas visitas pastorais às Arquidioceses de Alepo, Homs, Hama, Nova York   ( com o motivo da entronização do Metropolita  Dom Joseph ) ,   Bagdá  e   Kwait   ( com o motivo  da entronização do Metropolita Ghattaz). Sua Beatitude insistiu sobre a permanência da Igreja Antioquina junto aos seus fiéis, mesmo nas piores condições de vida,   E neste contexto, estabeleceram uma série de comissões sinodais para ativar a coordenação e a comunicação entre as distintas dioceses antioquinas na pátria e na diáspora:

1) Comissão para os assuntos da Terra Mãe do Patriarcado;

2) Comissão para os assuntos das Arquidioceses na Diáspora;

3) Comissão para os assuntos das relações entre as Arquidioceses da Diáspora com as Arquidioceses da Terra mãe;

4) Comissão de planejamento;

5) Comissão para a família;

        

ELEIÇÃO DE NOVO METROPOLITA 

     Santo Sínodo de Antioquia elegeu ao Rev. Arquimandrita Siluan Onar Metropolita da recém criada Arquidiocese das Ilhas Britânicas e Irlanda.

 

      Os Padres Sinodais trataram assuntos relativos ao trabalho preparatório em vistas ao Grande Concílio Ortodoxo, bem como aos resultados da comissão preparatória reunida   em Chambésy, Suíça, entre setembro de  2014  e abril de   2015,    Encarregaram  uma comissão de preparar um memorando sobre   o  questionamento antioquino quanto aos desafios do Grande Concílio Ortodoxo.

      Como o Patriarcado de Antioquia esgotou todas as medidas pacíficas    a    fim  de conseguir uma solução do problema com o Patriarcado de Jerusalém e apesar de todas

as tentativas de resolver o assunto da criação do Arcebispado do Catar,   território que depende da jurisdição do Patriarcado de Antioquia,    tal   como   estipula   o    Quarto

Concílio Ecumênico, o problema permaneceu suspenso até novo aviso. Rezemos para que o assunto tenha uma rápida solução,   a qual permita estabelecer novamente a paz entre ambas Igrejas.

      Os Padres decidiram adiar o estudo dos documentos apresentados  pela  comissão responsável pelo seguimento das recomendações da Conferencia Antioquina  ( junho

de 2014)  em Balamand, até a próxima reunião do Sínodo para analisá - los e estudá -

los em detalhes e com mais interesse.

bottom of page