REUNIÃO DO SANTO SINODO ANTIOQUINA
Convocado por sua Beatitude João X, Patriarca de Antioquia e todo o Oriente, o Santo Sínodo reuniu-se de 23 a 26 de Junho no Centro de reuniões Patriarcais em Balamnd (Líbano), Participaram desta reunião todos os Arcebispos e Bispos do trono Antioquino no oriente e na diáspora, com exceção dos arcebispo de Aleppo Paulo (Yazijy) por ter sido sequestrado, Paul (Saliba) de Austrália e Spyridon Khoury de Zahle por motivo de doença.








INFORME PASTORAL
No início das reuniões, todos os Arcebispos Sinodais apresentaram seus informes sobre o trabalho pastoral em suas respectivas Arquidioceses.








INFORME DAS VISITAS PATRIARCAIS E ESTABELIMENTO DAS COMISSÕES
Ademais, Sua Beatitude o Patriarca João X informou sobre suas últimas visitas pastorais às Arquidioceses de Alepo, Homs, Hama, Nova York ( com o motivo da entronização do Metropolita Dom Joseph ) , Bagdá e Kwait ( com o motivo da entronização do Metropolita Ghattaz). Sua Beatitude insistiu sobre a permanência da Igreja Antioquina junto aos seus fiéis, mesmo nas piores condições de vida, E neste contexto, estabeleceram uma série de comissões sinodais para ativar a coordenação e a comunicação entre as distintas dioceses antioquinas na pátria e na diáspora:
1) Comissão para os assuntos da Terra Mãe do Patriarcado;
2) Comissão para os assuntos das Arquidioceses na Diáspora;
3) Comissão para os assuntos das relações entre as Arquidioceses da Diáspora com as Arquidioceses da Terra mãe;
4) Comissão de planejamento;
5) Comissão para a família;
ELEIÇÃO DE NOVO METROPOLITA
Santo Sínodo de Antioquia elegeu ao Rev. Arquimandrita Siluan Onar Metropolita da recém criada Arquidiocese das Ilhas Britânicas e Irlanda.






Os Padres Sinodais trataram assuntos relativos ao trabalho preparatório em vistas ao Grande Concílio Ortodoxo, bem como aos resultados da comissão preparatória reunida em Chambésy, Suíça, entre setembro de 2014 e abril de 2015, Encarregaram uma comissão de preparar um memorando sobre o questionamento antioquino quanto aos desafios do Grande Concílio Ortodoxo.
Como o Patriarcado de Antioquia esgotou todas as medidas pacíficas a fim de conseguir uma solução do problema com o Patriarcado de Jerusalém e apesar de todas
as tentativas de resolver o assunto da criação do Arcebispado do Catar, território que depende da jurisdição do Patriarcado de Antioquia, tal como estipula o Quarto
Concílio Ecumênico, o problema permaneceu suspenso até novo aviso. Rezemos para que o assunto tenha uma rápida solução, a qual permita estabelecer novamente a paz entre ambas Igrejas.
Os Padres decidiram adiar o estudo dos documentos apresentados pela comissão responsável pelo seguimento das recomendações da Conferencia Antioquina ( junho
de 2014) em Balamand, até a próxima reunião do Sínodo para analisá - los e estudá -
los em detalhes e com mais interesse.







