top of page

VISITA OFICIAL DE SUA BEATITUDE O PATRIARCA JOÃO X PARA A IGREJA DE CHIPRE

      A convite de Sua Beatitude o Arcebispo Crisóstomo de Chipre, Sua Beatitude, o Patriarca de Antioquia e de todo o oriente John X realizou sua primeira visita fraterna e oficial para a Igreja de Chipre entre os dias de 8 a 13 de maio desse ano.

   A delegação que acompanhou Sua Beatitude era composta por sua excelência Dom Ghattas Hazim, Metropolita de Bagdá, Dom Efrem Malouly vigário patriarcal e Bispo de Seleucia, o arquimandrita Jacques Khalil arquimandrita (abade de Balamand) e o Arquimandrita Parthenios Al Lati (secretário do patriarca).

Dentre as várias atividades, o programa da visita incluiu um encontro com o Santo Sínodo da Igreja de Chipre, bem como, com o Presidente da República de Chipre.

No sábado 9 de maio Sua Beatitude João X, foi recebido na sede da Igreja de Chipre por Sua Beatitude Arcebispo Crisóstomo. Após o serviço de ação de graças e a troca de discursos entre os dois patriarcas, Sua Beatitude foi recebido pelos membros do Santo Sínodo da Igreja Cipriota.

    No domingo, 10 de maio, os primazes do Patriarcado de Antioquia e da Igreja de Chipre, Patriarca João X e o arcebispo Crisóstomo, concelebraram a Divina Liturgia na Igreja de Santa Sofia em Nicósia.

Durante a tarde de sábado de 9 de maio, o Patriarca João visitou a Arquidiocese de Temesu, e em seguida o mosteiro Macherá, e no domingo à tarde visitou o Mosteiro de Kiko, centros famosos e históricos da espiritualidade da Igreja de Chipre.

    Nesta visita, Sua Beatitude marcou posições claras e importantes sobre o testemunho e a permanência dos cristãos no Médio Oriente, a situação na Síria e sobre a agenda do Concilio Panortodoxo a ser realizado em 2016.

   Em todos os lugares, Sua Beatitude foi recebido e acompanhado com muita alegria, e com expressões de solidariedade e honra.

   O Arcebispo de Chipre condecorou, sua Beatitude, o Patriarca João X com a mais alta comenda da Igreja de Chipre.

Durante o terceiro dia, Sua Beatitude o Patriarca de Antioquia João X visitou a Arquidiocese de Paphos e o mosteiro de São Neófito, acompanhado pelo Arcebispo da Igreja de Chipre Crisóstomo. Em seu discurso, o Arcebispo de Paphos traçou um caminho paralelo entre a experiência atual dos sírios e a dos cipriotas, quando a ilha foi invadida pelos turcos há quatro décadas.

   No quarto dia, Sua Beatitude visitou a Arquidiocese de Trimithous, cujo pastor era St. Spiridon o Taumaturgo 17 séculos atrás (festa celebrada em 12 de dezembro). Visitou também a Igreja antioquina de Santo Ignácio em Limassol, onde se reúnem os imigrantes fiéis ortodoxos de nosso Patriarcado Antioquino, e elevou o reverendo padre Michel Sába, pároco desta igreja, ao grau de protopresbítero. Ele também visitou as embaixadas da Síria e do Líbano e se reuniu com os encarregados de ambas.

    Na terça-feira, 13 de maio, último dia da visita, Sua Beatitude se reuniu com o Presidente de Chipre, Nikos Anastasiadis, acompanhado pelo Primaz o Arcebispo Crisóstomo. Na reunião foram discutidas questões políticas e eclesiásticas referentes ao Médio Oriente e Chipre, ao testemunho cristão e à situação da Igreja Ortodoxa em geral.

bottom of page