top of page

SEMANA DA SANTA PÁSCOA 2017

 

Paixão e Ressurreição

     Na quinta feira da semana santa, ao final do dia, foi celebrado o ofício dos doze Evangelhos da Paixão. Este ofício em suas leituras lembra e revive os momentos cruciais da prisão, flagelação e crucificação do Salvador desde o Guetsêmani até o Gólgota, dando início assim aos derradeiros momentos que antecederam a ressurreição do prometido Messias Jesus Cristo.

 

 

   Sexta-feira Santa, após o por do sol, celebrou-se o Ofício com o Epitáfio, Ícone de Jesus morto e deposto da cruz envolto no Sudário Santo e colocado no Sepulcro, ao final do qual se realiza uma procissão, simbolizando o caminho até o túmulo.

 

     No Grande e Solene Sábado, celebrou-se à noite o Oficio das Matinas (Hajme) e a Divina Liturgia da Ressurreição de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Festa das Festas. Na Catedral, lotada de fiéis, o clima de alegria tomou conta de todos ao exclamarem em alta voz, logo após a leitura do Santo Evangelho e ao mesmo tempo que uma queima de fogos soava no silencio da noite: “Cristo Ressuscitou! Verdadeiramente Ressuscitou!”. Ao final da Santa Liturgia foram distribuídos ovos de galinha cozidos e coloridos.

 

     Domingo pela manhã repetiram-se os mesmos passos do Grande e Santo Sábado. Quase não havia mais lugar na Catedral para abrigar tantos fiéis que acorreram em grande número para saudar a Ressurreição de Nosso Senhor, que com sua morte e ressurreição nos abriu as portas do paraíso: “Cristo ressuscitou dos mortos, pisando a morte com a morte e dando a vida aos sepultados”! Ao final da Santa Liturgia foram distribuídos ovos de chocolate para todos os presentes.

Para ouvir a palavra do Arcebispo Dom Damaskinos 

Domingo da Grande e Santa Páscoa Gloriosa Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo - Dom Damaskinos
00:00 / 00:00

Para ler a palavra do Arcebispo Dom Damaskinos 

bottom of page