top of page

VISTIA PASTORAL DO ARCEBISPO DOM DAMASKINOS PARA GOIÁS POR OCASIÃO DA FESTA PATRONAL DA PARÓQUIA SÃO NICOLAU DE GOIÂNIA

   Nos dias 05, 06 e 07 de dezembro o Arcebispo Dom Damaskinos, acompanhado pelos arquimandritas Dimitrios e Pedro realizou sua visita pastoral para a cidade de Goiânia por ocasião da festa patronal da paroquia São Nicolau.

   Dom Damaskinos foi recebido no aeroporto pelo pároco, padre Rafael e por vários membros da Diretoria e da Sociedade São Nicolau e em seguida foi para um almoço de confraternização junto à comunidade paroquial no salão da Igreja.

  No mesmo dia 05 esteve no palácio de governo para um encontro com o excelentíssimo  senhor Governador de Estado Marconi Perillo, nesta ocasião Dom Damaskinos presenteou sua excelência com um belíssimo item decorativo feito na Turquia gesto este que foi retribuído pelo Governador que entregou ao Arcebispo um livro recém editado sobre o Estado de Goiás.

Após o encontro Dom Damaskinos e comitiva se dirigiram à Assembleia Legislativa de Goiás para participar da outorga do título de cidadão goiano ao excelentíssimo Embaixador do Líbano no Brasil senhor Joseph Sayah, e ao senhor Mohammad Khoder onde sua Eminência foi convidado a compor a mesa de honra.

Na terça-feira dia 06, pela manha, Dom Damaskinos, acompanhado pelos padres Dimitrios, Pedro e Rafael, pelo Dr. Michel Magul e pelo senhor George Moussa foram convidados pelo Reitor Magnifico da PUC Goiás, Prof. Dr. Wolmir Therezio Amado para um café da manhã com o corpo dirigente da universidade para a assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Igreja Ortodoxa Antioquina e a Universidade e um tour pelos campi I e 2, a igreja universitária e a sede da TV PUC, afiliada a TV Aparecida, onde são produzidos vários dos programas diários da rede. Em seguida, acompanhados pelo Reitor, visitaram o novo campus onde foi recentemente inaugurado um moderníssimo teatro de padrão internacional com capacidade para 2.500 pessoas e com alta tecnologia. Visitou-se também a belíssima cidade cenográfica que reproduz uma vila goiana original do século XVIII.

Em seguida Sua eminência visitou a família do saudoso doutor Luiz Rassi, que recentemente adormeceu no Senhor, levando o conforto da fé e sua bênção para os enlutados.

 

 

  Nesta mesma tarde, Dom Damaskinos, sempre acompanhado dos padres e de membros da paróquia se deslocaram até sede da prefeitura Municipal da cidade de Aparecida de Goiânia para um encontro com o excelentíssimo Prefeito Maguito Vilela para agradecer-lhe pela doação do terreno onde será erigida a Creche São Nicolau.

Voltando a Goiânia, Sua Eminência presidiu a Santa e Divina Liturgia em comemoração ao dia de São Nicolau, festa Patronal da Paróquia que foi assistida pelo Excelentíssimo senhor Governador do Estado de Goiás Marconi Perillo e sua digníssima esposa senhora Valéria acompanhados do Secretário do Estado do Meio Ambiente, senhor Vilmar Rocha, do presidente da Liga Cultural Khalil Gibran Khalil senhor Sassine Ibrahim Chehoud e de outras autoridades civis e políticas do Estado. A Santa Missa foi oferecida também pelas almas dos saudosos doutores Luiz Rassi e Nabih Sallum, que recentemente adormeceram no Senhor.

O Metropolita ao final de sua homilia, que versou sobre o Natal e sobre São Nicolau, entregou ao Governador e a sua esposa um Ícone da Virgem Maria com dedicatória do Patriarca João X de Antioquia.

Ao término da Cerimônia a Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Goiás agraciou a todos com a apresentação do Hino Nacional Brasileiro e com músicas natalinas. Após a Liturgia foi servido um coquetel para os presentes.

Dia 07, quarta-feira, Dom Damaskinos e os padres estiveram na residência episcopal para um café da manhã e um encontro com sua Excelencia Reverendíssima Dom Washington Cruz, Arcebispo de Goiânia e seu Bispo Auxiliar Dom Levi.

Após um almoço oferecido pelas famílias Moussa Esber e Fakhoury, paroquianos da Igreja de São Nicolau, o senhor Arcebispo e sua comitiva, acompanhados pelo pároco padre Rafael, pelos senhores Sessine Chahoud, George Moussa, Elias Estephan e membros da comunidade, foram para o aeroporto para seu retorno a São Paulo.

 

Para ler a palavra do Arcebispo Dom Damaskinos 

bottom of page